Governo de Rondônia
19/04/2024

CULTURA

Estudantes conhecem história do Marechal Rondon durante exposição no shopping

15 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos vivenciam fatos históricos da sala de aula à exposição no shopping

Alunos vivenciam fatos históricos da sala de aula à exposição no shopping

A vida e legado histórico do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon estão sendo contados na exposição 150 Anos Rondon, que está montada até quarta-feira (20), no Porto Velho Shopping.  Na exposição, os visitantes têm acesso a toda a história através das fotografias e montagem de um cenário que imita a floresta, incluindo sons da mata, um trecho de rio que encantou Rebeca Teixeira Passos, de 8 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Madeira

Seu colega Marcos Gabriel também se encantou com a paisagem que viu, composta por canoa e vídeos. “É a primeira vez que venho ao shopping e estou muito encantado com tudo”. O que chamou a atenção de Maria Luíza Batista foram os sons da mata “que são muito bonitos”.

A professora Marasella Macedo acompanhava os alunos e explicou que estava no plano da disciplina do 3º ano do Ensino Fundamental trabalhar o dia das comunicações.  Marasella trabalhava com eles o livro “Não se Mata na Mata”, de Ana Maria Machado, que conta a história de Rondon. “Quando soube da exposição fiquei muito feliz, entrei em contato com o Exército, que nos auxiliaram no transporte para trazermos as crianças aqui”.

Professora Simeia levou os alunos à exposição

Professora Simeia levou os alunos à exposição

Alunos da Escola Estadual Marcelo Cândia, localizada no bairro Marcos Freire, também visitaram o local acompanhados da professora de história Simeia de Oliviera Vaz Silva, que também trabalhava com os alunos a questão das linhas telegráficas. “Os meninos estão encantados. Não havia percebido, mas eles me chamaram a atenção para os sons da mata. Está lindo”.

Para ela, o interessante foi perceber que os alunos conseguiram conectar o que estava sendo trabalhado em sala de aula com o tema da exposição, pois “eles perceberam a grandiosidade do nosso mito fundador, que foi indicado ao Nobel”.

Atenta a tudo que se passava ao redor, a aluna do “terceirão” Thaís Gomes de Oliveira, 17, futura jornalista, disse que as aulas são legais, “mas aqui tudo ficou mais real, desde a caracterização do rio e da floresta. A gente entra na história”. Para Thaís, poder sair da sala de aula e vivenciar tudo isso “é maravilhoso”. Ela complementou dizendo que é “muito legal poder compartilhar tudo isso com a população. Todos deveriam vir aqui”.

Seu colega de escola, Mateus Fidélis, 18, tem o sonho de ser fotógrafo e ficou encantado com os registros da expedição. Segundo ele, se não houvesse um fotógrafo, estas imagens nunca chegariam até nós “e não poderíamos vivenciar parte desta história tão importante para o nosso Estado”.

A  exposição em homenagem à Rondon é realizada pelo Governo do Estado de Rondônia em parceira com o Porto Velho Shopping, 17ª Brigada de  Infantaria de Selva e Correios.

Veja fotos da visita dos alunos

Especial Marechal Rondon


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Governo, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo