Governo de Rondônia
27/04/2024

ESPORTES

Estudantes participam dos Jogos Escolares de Rondônia na etapa regional Centro-Oeste, em Ouro Preto

27 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

As disputas e provas esportivas da fase regional Centro-Oeste dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) começaram na segunda-feira (26) em Ouro Preto do Oeste. A competição segue até sexta-feira (30) e envolve alunos-atletas de cinquenta escolas públicas e privadas de nove cidades da região. A etapa é classificatória para a fase estadual, que ocorre no próximo semestre.

Estão nas disputas as modalidades individuais de xadrez, atletismo, tênis de mesa, judô, caratê, natação e ciclismo. Integram os times coletivos o futsal, futebol e o vôlei. Apenas o ciclismo e o futsal são disputados exclusivamente pelos meninos nas categorias infantil e juvenil. Nas demais modalidades participam o masculino e o feminino, também nas duas categorias. No handebol, basquete, badminton, ginástica rítmica e taekwondo não houveram inscritos à etapa regional, ficando as equipes de Ji-Paraná já classificadas para a fase estadual.

A etapa regional Centro-Oeste contempla, ainda, atividades esportivas paralímpica na bocha convencional e no atletismo. As equipes jogam entre si nas chaves conforme os sorteios realizados nos congressos técnicos, todos ocorridos no domingo (25). Além da cidade-sede, estão presentes na regional Centro-Oeste do Joer, representantes de Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Urupá, Teixeirópolis, Vale do Paraíso, Nova União e Mirante da Serra.

Todos os alunos, 798 estudantes, estão acomodados em escolas estaduais, exceto os que residem na cidade-sede. A eles também são fornecidos alimentação e deslocamento para as praças esportivas que funcionam nas dependências das escolas Joaquim de Lima, Monteiro Lobato e 28 de Novembro. E mais, aos ginásios esportivos Agmar Gomes (Piau) e Silvio Vicente (Jardim Aeroporto), Clube Tocari, AABB, Sindicato Municipal e Amazon Park somam-se os destinos que os alunos-atletas são conduzidos para competir.

Os jogos escolares são uma iniciativa e realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem a proposta de incentivar os estudantes a prática desportiva e a revelação de novos talentos do esporte de alto rendimento.

PRIMEIROS RESULTADOS

O vôlei masculino juvenil ocorreu no ginásio da escola Joaquim de Lima

“O primeiro dia de disputas movimentou a comunidade escolar em doze modalidades individuais e coletivas. A estreia da natação ocorre amanhã, quarta-feira (28), no Clube Tocari pela manhã e pela tarde”, informa a coordenadora do evento em Ouro Preto, a servidora Angela Estevão.

Na primeira partida do futebol de campo, no módulo esportivo Agmar Gomes, a escola Ivonete Venâncio (Vale do Paraíso) venceu a anfitriã 28 de Novembro pelo placar de 1×0. No segundo jogo, no mesmo local, a equipe da escola Altamir Billy (Urupá) venceu por 2×1 o time da escola Paulo Freire (Presidente Médici).

O vôlei masculino juvenil ocorreu no ginásio da escola Joaquim de Lima, mesmo local onde funciona o Comitê Central de Organização (CCO) do Joer. Na última rodada, os atletas da escola Joaquim de Lima (Ouro Preto) venceram a equipe do Ifro (Ji-Paraná) por 2×1 com parciais de: 25×16, 25×18 e 15×9.

No Piauzão, o time da escola Aurélio Buarque (Ouro Preto) encerrou a partida de futsal masculino juvenil com o largo resultado de 4×0 sobre a escola Pioneira (Teixeirópolis). Apesar da vitória, o técnico Cláudio Moura disse ao final da partida que promoverá mudanças no jogo da tarde desta terça-feira (27) contra a escola Tubarão (Vale do Paraíso).

“O próximo adversário é ‘pedreira’. Na estreia o Tubarão venceu o time de Ji-Paraná que se apresentou como favorito. Teremos alterações”, disse o técnico Cláudio, que treina a equipe a quatro meses visando a classificação para a fase estadual.

LEIA MAIS:

Aberta em Ouro Preto do Oeste a fase regional dos Jogos Escolares de Rondônia 2017


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Distritos, Educação, Esporte, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo