Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

Estudantes de Rondônia aprovados para segunda etapa da Obmep farão provas dia 28

03 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Cerca de um milhão de estudantes que vão participar da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2019 já podem consultar o local de aplicação da prova. Esta edição da olimpíada ocorrerá às 14h30 (horário de Brasília-DF) do dia 28 de setembro. Para conferir o endereço, os alunos de Rondônia classificados para segunda etapa da Obmep devem acessar o site da Olimpíada.

Logomarca da Obmep adotada para a 15ª  edição em 2019

A lista de classificados para a segunda fase da competição foi divulgada na plataforma no dia 5 de julho e os vencedores terão seus nomes divulgados no dia  3 de dezembro.

Os alunos de Rondônia que foram classificados para a segunda fase do evento acreditam que poderão ter um excelente desempenho na prova no próximo dia 28.

A Obmep está na 15ª edição e é a maior competição científica do país. É destinada a estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e médio, e realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Neste ano, tem como tema os povos indígenas.

Desde a criação, em 2005, a Obmep tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A primeira olimpíada de matemática foi realizada em 2005, com a participação de 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas. O número aumentou ao longo dos anos. Em 2018, 54.498 escolas participaram.

Os estudantes têm 2 horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade.

O nível 1 corresponde aos 6º e 7º anos do ensino fundamental, o nível 2 aos 8º e 9º anos do ensino fundamental, e o nível 3, aos estudantes do ensino médio.

A olimpíada é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: divulgação/Obmep
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo