Governo de Rondônia
29/03/2024

DEMOCRACIA E CIDADANIA

Estudantes discutem democracia e cidadania no 1º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis em Presidente Médici

18 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

17 e 18-12_TAÍS UCHOA_Encontro Estadual de Grêmio Estudantil_Minuano_Foto PAULO SÉRGIO

Palestras foram consideradas pelos alunos como uma espécie de “aulão”

A democracia e a cidadania foram os principais eixos de discussões na abertura do 1º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis, nessa quinta-feira (17), no Hotel Fazenda Minuano, na zona rural de Presidente Médici. O evento segue nesta sexta-feira (18) com a participação de 370 alunos da rede pública estadual.

“É como se fosse um ‘aulão’. Muito produtivo esse primeiro dia do evento”, disse Alex Fabiano Dias Miranda, 14 anos, estudante do 9º ano da Escola Estadual General Sampaio, em Costa Marques, onde atua como coordenador de comunicação no Grêmio Estudantil.

O evento tem a proposta de fortalecer a democracia nas escolas com a criação e implementação dos grêmios estudantis, proposto na Lei de Gestão Democrática na educação. No portal da Seduc, os estudantes podem baixar a cartilha de orientação ao Grêmio Estudantil.

“O grêmio é a voz dos alunos. Organizados, os estudantes terão acesso às discussões do Conselho Escolar cobrando e colaborando no melhoramento da educação em Rondônia”, declarou a gerente de Gestão, Elizabete Siqueira, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a pasta organizadora do evento.

“Hoje temos o apoio do governo estadual para organizar o grêmio estudantil. Isso é liberdade de expressão em busca dos interesses estudantis”, disse a ativista Taís Carla da Silva Uchoa, representante do movimento “Levante Popular da Juventude”, de Porto Velho. A estudante do 1º ano da Escola Estadual Ricardo Cantanhede, de Ariquemes, Poliana de Souza Gonçalves, 15 anos, é fiscal no grêmio estudantil.

“Nosso grêmio está na fase embrionária. Esse encontro está servindo muito para ampliar os conhecimentos acerca de como realmente devemos nos comportar em favor da coletividade escolar”, avaliou Poliana Gonçalves.

17 e 18-12_Encontro Estadual de Grêmio Estudantil_Minuano_FOTO-PAULO SÉRGIO (3)

Jovens estudantes fizeram avaliação positiva do encontro

Para o palestrante Felipe Rivello, o que o Governo de Rondônia está fazendo pela educação é inédito no Brasil. “Quem ganha é a sociedade. O que testemunhei aqui é a formação de lideranças juvenis. E é muito bom”, avaliou Rivello, que também é vereador no Rio de Janeiro.

O presidente do Grêmio “Geração Aluno”, Gean Carlos da Silva Rodrigues, 17 anos, disse buscar mais conhecimento no evento estudantil. “A cidadania é que move a sociedade”, afirmou o estudante do 1º ano da Escola Estadual Antônia Vieira Frota, em Vista Alegre do Abunã, a 655 quilômetros do local do evento.

“O grêmio é a oportunidade de mudança. Inseridos neste contexto poderemos impactar em beneficio da coletividade estudantil e da sociedade como um todo”, resumiu o estudante, Leonardo Silva Brito, 15 anos, da Escola Carlos Drummond de Andrade, de Presidente Médici.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cultura, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo