Governo de Rondônia
23/04/2024

CONHECIMENTO

Estudantes e profissionais da área da saúde de Rondônia podem se inscrever para o II Simpósio de Hepatites Virais

25 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Os profissionais e estudantes da área da saúde podem participar do evento fazendo a inscrição on-line até o próximo domingo (27)


O Governo de Rondônia, por intermédio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), realiza nos dias 28 a 30 de setembro, às 17h, o II Simpósio de Hepatites Virais de Rondônia. O evento tem o intuito de discutir inovações sobre o tratamento, eliminação e a situação da Hepatites Virais no Brasil e no Estado de Rondônia.

Os profissionais e estudantes da área da saúde podem participar do evento fazendo a inscrição online (clique aqui) até o próximo domingo (27), para receber o certificado durante a participação dos três dias do evento.

A coordenadora Estadual das Hepatites Virais da Agevisa, Francilene Alves de Miranda, explica que a programação conta com profissionais qualificados do Estado. No primeiro dia, Dr. Natanael da Costa Arruda falará sobre o Plano de Eliminação da Hepatite C e os Desafios. “Existe um plano que o Ministério da Saúde disparou para o Brasil e nós precisamos sensibilizar os profissionais e a população, que precisam procurar a unidade básica de saúde para ser testado, porque como hepatite B, hepatite C, as hepatites virais são doenças silenciosas. Então tem muitas pessoas que são portadoras e não apresentam sintomas, onde a única forma de descobrir é que a pessoa procure a unidade básica de saúde para fazer o teste rápido”, esclarece a coordenadora da Agevisa.

O primeiro dia de evento também tem a participação da Dra. Izabel Araújo, que irá explicar sobre a rede de Serviços de Hepatites Virais em área de Fronteira. “Ela é psicóloga e coordenadora do serviço especializado em Gujará-Mirim em uma região de fronteira, onde ela vai estar falando como funciona essa rede de serviço em área de fronteira, Como que se dá essa questão, como que se dá essa assistência e como esse paciente é abordado”, explica Francilene.

No segundo dia de evento, Dra. Deusilene Dall’ Acqua, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), esclarecerá para os participantes sobre as dificuldades de fazer a leitura dos exames, com o tema: “Marcadores Sorológicos das Hepatites Virais”. O Dr. Luan Felipo Botelho Souza, também pesquisador da Fiocruz, irá abordar o tema: “IES nas Ações Itinerantes e Testes Rápido, falando das ações itinerantes que são realizadas pelas instituições acadêmicas.

Para o último dia do evento, a Dra. Lurdes Maria Pinheiro falará sobre a “Atualização do Tratamento das Hepatites Virais x Preconceito”. Finalizando as apresentações e discussões sobre hepatites virais, o enfermeiro e coordenador Estadual de Imunização da Agevisa, Ivo Barbosa, abordará o tema: “Vacina da Hepatite B em Mulheres de Idade Fértil x prevenção da Transmissão Vertical”.

A transmissão do II Simpósio de Hepatites Virais de Rondônia acontecerá ao vivo pelo canal do youtube do Governo de Rondônia e pelo Facebook da Agevisa, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, das 17h às 18h.

HEPATITE VIRAIS

De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Arquivo Agevisa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo