Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO

Estudantes podem inscrever filmes no Festival Internacional Pequeno Cineasta

28 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Estão abertas, até o dia 25 de maio, as inscrições para o Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC), que apresenta um panorama da produção audiovisual realizada por crianças e jovens do mundo inteiro, especialmente de alunos das redes públicas de ensino do Brasil.

O FIPC nasceu de workshops de cinema para escolas da rede pública estadual, no Rio de Janeiro, pela atriz e produtora Daniela Gracindo, cujo objetivo é estimular o protagonismo infanto-juvenil, desenvolver o pensamento crítico, valorizar a autoria de pensamento e garantir o direito de crianças e adolescentes se expressarem livremente.

A produção de filme pode ser feita por uma equipe de estudantes

Direcionado a crianças, jovens, professores, pedagogos e demais profissionais que trabalham com a infância nas escolas da rede pública, o festival tem como missão fortalecer a relação dos jovens com o mundo e estimular um olhar crítico para os problemas que os cercam.

Em seu oitavo ano, o FIPC terá sua edição de 2019 prevista para outubro, no Rio de Janeiro.

Para participar do festival, são requisitos:

a) Os filmes participantes do FIPC devem ter sido realizados por crianças e jovens de 8 a 17anos;

b) Os atores dos filmes não precisam ser obrigatoriamente crianças ou jovens, mas as produções devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação;

c)Jovens de diferentes idades podem trabalhar juntos em um filme, desde que os membros do grupo tenham entre 8 e 17 anos. Nesse caso, a categoria na qual o filme concorrerá será definida pela idade do participante mais velho;

d) Educadores, professores e instrutores podem orientar os jovens em assuntos relacionados a suporte técnico, como edição, operação de equipamentos, produção etc., sem que haja interferência no processo criativo.

e) Além das mostra competitiva e não competitiva, o evento vai oferecer workhops, mesa redonda e outras oportunidades para discutir a sétima arte.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Pequeno Cineasta
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo