SEMANA DA ÁGUA

Estudantes visitam Estação da Caerd e conhecem o processo de tratamento da água

20 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Estudantes conhecem Estação de Tratamento de Água - ETA

Estudantes são orientados por técnico da Caerd sobre o processo de tratamento da água.

Foi pensando no trabalho de conscientização sobre o uso racional da água que a Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd) programou diversas atividades para a Semana da Água, de 16 a 22 de março, em Rondônia. Entre elas, a visita programada de estudantes à Estação de Tratamento (ETA), em Porto Velho, onde eles foram recebidos por uma equipe técnica que, de forma educativa, os alertou sobre o consumo consciente da água, além de explicar todo o processo de tratamento de água.

Nessa sexta-feira, 20, alunos da Escola Municipal João Ribeiro Soares visitaram a unidade e comentaram sobre o aprendizado, além de expressarem as experiências de casa.

Rhana da Silva, 12 anos, já é consciente quanto ao uso da água. Em casa, orientada pela mãe, sabe que o desperdício de água pode ocasionar sérios problemas no futuro. “Minha mãe diz que preciso economizar água. Todos os dias ela me lembra de que devo me atentar para o consumo. Hoje vim conhecer como é o tratamento da água que consumimos e vou dizer em casa que a minha mãe tinha razão de querer economizar”, diz a estudante.

Aos nove anos, Pedro Rodrigues, fala do que aprendeu hoje durante a visita na Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd). Segundo ele, a avó tinha razão ao dizer que ele precisa economizar água, “Minha vó diz assim: ‘menino fecha essa torneira, temos que economizar’. Assisti ao vídeo sobre a água e vou dizer para minha avó que ela tinha razão”, conta Pedro.

As escolas que queiram levar os estudantes para conhecerem o tratamento de água, basta fazer o contato com a Caerd, por meio do telefone: 0800-647-1950.

SEMANA DA ÁGUA-CAERD 20-03-14

Crianças acompanharam processo de tratamento

Para ter uma ideia, em Porto Velho são produzidos 1300 mil litros por segundo e distribuídos por sistemas independentes. Com a retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o volume deve dobrar, afirma Lilian Lima -1 superintendente regional. “Nós trabalhamos para ofertar o melhor para o consumidor. Com a retomada das obras da ETA (Estação de Tratamento), vamos ampliar a capacidade de produção. Nossa previsão é de que no segundo semestre possamos operar dessa forma”, acredita Lilian.

A Caerd enfrenta um sério problema, explica o diretor administrativo, Luciano Walério. Segundo ele, existem muitos furtos de água e ligações clandestinas. Em Porto Velho, o desperdício chega aproximadamente 70%, “A Caerd está trabalhando para combater esses problemas. Temos equipes empenhadas para atender e solucionar essas demandas. O governo já oferece água com extrema qualidade e nosso objetivo é manter esse padrão de excelência”, salienta o diretor.

Para dar continuidade as atividades da Semana da Água, neste sábado serão realizados pit stop por diversos pontos de Porto Velho. No domingo (22) será realizada uma grande caminhada, às 18 horas, no Espaço Alternativo.

Texto: Lú Braga
Fotos: Bruno Corsino