Governo de Rondônia
Sexta, 25 de setembro de 2020

TURISMO

Estudo de revitalização do museu histórico de Guajará-Mirim é realizado pela Seosp

02 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Secretaria de Obras realiza estudo para restaurar o prédio do museu de Guajará-Mirim, antiga estação da EFMM

O Museu Municipal de Guajará-Mirim é um dos principais pontos turísticos do município. O prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), possui em seu acervo peças que conta a história da Ferrovia, dos trabalhadores, dos seringueiros. Tem ainda artefatos indígena, além da fauna de Rondônia e da Bolívia e de outros estados do país.

Há três anos o museu histórico passou por adequações para atender os turistas, entretanto, o prédio precisa de reparos. Na semana passada, uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) visitou as instalações do museu a fim de realizar um estudo de viabilidade de restauração do edifício, com a finalidade de fomentar o turismo local e criar um sentimento de pertencimento para a comunidade da Pérola do Mamoré.

O superintendente Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira acompanhou a equipe da Seosp, juntamente com técnicos da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e do deputado estadual Dr. Neidson.

Técnicos da Secretaria do Patrimônio da União acompanharam a visita da equipe da Seosp

“A estrutura encontra-se bem deteriorada e precisa de manutenção, algumas bem simples, como iluminação e estrutura básica. Este é um ponto turístico importante para o Estado e é o único museu da região que retrata a Amazônia, precisa ser valorizado para manter viva a cultura e a história local”, destacou coronel Erasmo Meireles, secretário da Seosp, enfatizando ainda que com investimentos, o setor do turismo será uma das principais arrecadações do município, gerando emprego e renda.

 

 

CENTENÁRIO

O prédio foi inaugurado em 1912 e até 1972 foi utilizado como estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), depois foi transformado em museu.

ESTRADA

Além da visita ao museu histórico, a equipe técnica da Seosp realizou um reconhecimento do trecho que liga Guajará-Mirim ao distrito do Iata, que precisa de manutenção para facilitar o acesso dos moradores.


Mais Notícias
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Juan Pantoja
Fotos: Luis Gabriel Almeida e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe