Governo de Rondônia
25/04/2024

Estudos revelam a importância do sistema portuário de Rondônia

02 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), José Ribamar da Cruz Oliveira, afirmou ao participar do programa Campo e Lavoura, que foi ao ar, no sábado (01) das 6:00 às 7:00 pela rádio Globo Rondônia, em cadeia com rádio Alvorada de Ji-Paraná que o Ministério dos Transportes, possui estudos em que revelam que o potencial do sistema portuário de Rondônia é mais importante que o Porto de Paranaguá.

DSC_0217José Ribamar da Cruz Oliveira, anunciou que o Governo Federal, está investindo R$ 21 milhões na ampliação e aquisição de novos equipamentos para modernizar o porto na capital, que no ano de 2013, entre embarque e desembarque aportaram ali 11 milhões de toneladas de cargas. De acordo com José Ribamar da Cruz Oliveira, o Governador Confúcio Moura investiu R$ 10 milhões na manutenção do sistema portuário.

Os levantamentos do Ministério dos Transportes mostram que o porto rondoniense tornou-se estratégico pela sua posição geográfica encurtando a distância entre os principais mercados consumidores na Europa, Ásia e Estados Unidos. A carne, a soja, o milho e outros produtos de Mato Grosso e Rondônia estão deixando naturalmente de ser exportado pelos portos de Santos e Paranaguá para ser escoada pelo rio Madeira.

A demanda é grande e exige investimentos para o porto público atender os produtores rurais e empresários da região, mesmo com a iniciativa privada construindo outro porto. Ele lembrou que foi graças ao trabalho do Governador Confúcio Moura, do senador Valdir Raupp e da deputada Marinha, em Brasília que o Ministério dos Transportes decidiu investir no Porto de Rondônia, 25 anos depois de inaugurado.

O aumento nas exportações se torna mais significativa tendo em vista o crescimento médio de 20% ao ano nas lavouras rondonienses. O rebanho bovino deste estado com mais de 12 milhões, cuja carne é exportada para 31 países prossegue num ritmo crescente. Por outro lado o volume de cargas no Porto da capital cresceu 4,54% em 2013.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo