PÓS-CHEIA

Segunda etapa do Plano de Reconstrução do Estado será nesta sexta-feira

15 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Marcela Bonfim19

A 2ª etapa da Mesa Integradora para elaboração do Plano de Reconstrução e Prevenção de Desastres do Estado de Rondônia ocorrerá nesta sexta-feira, a partir das 7 horas da manhã, no auditório do Hotel Rondon. Participarão representantes das entidades governamentais, não governamentais e sociedade civil  organizada, a exemplo da 1ª oficina, realizada no dia 8 de maio.

“É hora de seguirmos com a união de forças para que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, juntamente com a sociedade civil organizada possam elaborar um plano que, além de reconstruir o Estado, previna contra futuros desastres”, enfatizou o governador Confúcio Moura, na abertura do evento do dia 8.

“Não temos a intenção de liderar o movimento. Nosso objetivo é caminhar lado a lado”, afirmou o governador. “Nossa missão é construir um plano, juntamente com entes públicos e privados, incluindo o terceiro setor, para que possamos juntos, levar a Brasília e entregar à presidente Dilma, um só plano que contemple a todos”, disse o governador.

Marcela Bonfim10

A iniciativa do governo recebe apoio de diversas entidades. Luiz Herman, da Fio Cruz disse que “a iniciativa do Executivo Estadual, numa escala de zero a 10, merece nota 10”. Ele afirma que “os entes privados que se dispuseram, também, estão de parabéns”. Para o representante da estatal, “a somatória das ideias de todas as instituições vai conseguir elaborar um plano de protocolo futurístico bem próximo do ideal”.

Uslan Magalhães de Abreu – representante da empresa Porto Horizonte na área ambiental –  também está confiante: “Isso é muito importante por que não só o governo como as prefeituras e o povo em geral pode participar. Não podemos só criticar. Precisamos atuar e dar nossas sugestões”, disse.

O secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, George Braga, elogiou a iniciativa de entes diversos que elaboraram seus planos. Argumenta, porém, a necessidade de unificar os quatro ou mais planos já existentes, elaborados por diferentes entidades. “As propostas só se tornarão viáveis, depois que forem incorporadas e aproveitadas de maneira igual, para que não haja divergência, principalmente nos dados estatísticos”. Com esta argumentação o secretário reafirma a importância da Mesa Integradora.

Maercela Bonfim1

O prejuízo causado pela enchente do Rio Madeira, até o momento, é de 4,2 bilhões de reais, somados todos os prejuízos nos setores públicos e privados. Segundo a Coordenação Geral da Defesa Civil, a quantidade total de pessoas atingidas é de mais 97 mil. Desabrigados e desalojados são cerca 35 mil pessoas.

07h00 – Credenciamento Café da manhã
07h20 – Apresentação da Metodologia