Governo de Rondônia
25/04/2024

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Evento em Porto Velho fecha ciclo de consultas populares para definir ações do Plano de Governo

17 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

AUDIENCIA_PUBLICA_PPA_2016_2019_PVH_16072015_FOTOS_MAICONLEMES (5)

Audiência pública foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho

Propostas de investimentos para região de Porto Velho, no período 2016-2019, foram levantadas por representantes da sociedade civil durante audiência pública de elaboração do Plano Plurianual do governo de Rondônia (PPA), realizada nesta quinta-feira (16), na capital.

O Plano será transformado em lei e norteará aplicação de recursos públicos na execução das principais demandas apresentadas pela sociedade.

O evento fechou o ciclo de audiências públicas realizadas pelo governo do Estado em dez regiões de Rondônia, envolvendo os 52 municípios.

Aproximadamente 220 pessoas participaram das oficinas temáticas em Porto Velho, resultando em 200 propostas nas áreas de Cultura; Educação; Saúde; Segurança; Social; Esporte; Gestão Ambiental; Indústria e Comércio; Ciência e Tecnologia; Setor Produtivo; Turismo; Desenvolvimento Urbano; e Infraestrutura e Logística.

A área com o maior número de demandas foi a de Infraestrutura Logística, inserida dentro do eixo de Desenvolvimento dos Municípios. Os participantes desta temática apresentaram propostas para melhoria da mobilidade urbana como, por exemplo, abertura e ligação de novas vias de acesso. Também propuseram soluções para as problemáticas de saneamento básico e transporte.

Nas oficinas foram discutidos temas específicos

Nas oficinas foram discutidos temas específicos

Durante a solenidade de abertura, realizada no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, lembrou que o governador Confúcio Moura sempre fez questão de elaborar o orçamento do Estado envolvendo representantes do executivo, legislativo, judiciário e, principalmente, da sociedade. Como exemplo, falou da construção dos quatro Centros de Referência de Prevenção e atenção à Dependência Química (Crepad) e das 20mil casas populares construídas no Estado, sendo 12 mil só em Porto Velho. “Estas ações, entre tantas outras, são frutos das demandas apresentas nas audiências públicas realizadas em 2011, que direcionaram as ações do governo no período 2012- 2015,” destacou George.

Na oportunidade, o secretário chamou atenção para importância da participação popular nas decisões de governo, que tem se tornado a base de desenvolvimento dos países que mais planejam no mundo. “Todo homem precisa ter um objetivo na vida e com o Estado não é diferente. O que nós queremos para os próximos quatros anos? Precisamos participar mais, dizer o que queremos, caso o contrário, passaremos os próximos quatro anos reclamando”, alertou.

Segundo o coordenador das audiências públicas, Natan Oliveira, todas as propostas apresentadas nos eixos temáticos de cada região serão compiladas em um relatório técnico que será encaminhado às secretarias respectivas a cada demanda. Sobre a realização das plenárias em todo o Estado, o coordenador destacou a qualidade das demandas apresentadas. “Tivemos propostas menos clássicas, mais voltadas aos cidadãos, os participantes apontaram obras e melhorias concretizadas e, por isso, acreditam no PPA”, afirmou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Economia, Evento, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo