INVESTIMENTO

Evento marca compromisso do governo estadual com a extensão rural de Rondônia

07 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Inclusão da Emater-RO no plano estratégico do governo para fortalecimento da assistência técnica e extensão.

O compromisso do governado estadual de Rondônia em promover a assistência técnica e extensão rural no estado foi consolidado durante o evento de entrega de veículos e equipamentos realizado na última quinta-feira, 6, no Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste. A ação é um dos pontos fortes do plano estratégico de governo para desenvolvimento das potencialidades do estado. Além da entrega de veículos, notebooks e impressoras, entre outros equipamentos, a solenidade marcou a reativação da usina de nitrogênio ampliando a acessibilidade do produto aos produtores rurais de pequenas propriedades.

A aquisição dos 28 veículos, (4 pick-ups 4×4, 20 pick-ups strada, 3 fiorinos e 1 caminhão baú), 73 notebooks, 46 impressoras, 27 kits para análise de água e 68 bebedouros foram com recursos oriundos de emendas parlamentares, parceria com Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) e recursos próprios da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), perfazendo mais de dois milhões de reais em investimento. Durante a entrega o governador Marcos Rocha falou da importância da agricultura para o desenvolvimento do estado e elogiou o trabalho que a Emater-RO faz junto aos produtores rurais.

Há 48 anos a Emater-RO vem contribuindo com o desenvolvimento da agricultura familiar de Rondônia e, entre os desafios e conquistas teve ação influente para que o estado se torna-se um dos principais produtores de alimentos do território nacional. Para o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, a parceria com o governador Marcos Rocha foi uma grande aliança firmada em prol da agricultura familiar e dos produtores rurais rondonienses. Ao incluir a Emater-RO no plano estratégico estadual através do fortalecimento da assistência técnica e extensão, ele consolidou o compromisso do governo na reestruturação da autarquia para a implantação de um nova Ater no estado.

Na oportunidade, Luciano fez a entrega de uma placa de agradecimento aos governador Marcos Rocha e homenageou os extensionistas Domingos Antônio Prieto, José Edny de Lima Ramos e Benedito Alves pelos serviços prestados ao longo de anos na Emater-RO. O governador também recebeu, das mãos do administrador do Centrer, João Vilmar Rabel, uma cesta de produtos produzidos no Centro de Treinamento da Emater-RO e foi homenageado com uma canção, entoada à capela, pela extensionista Flavia Carvalho.

Mais de dois milhões de reais em investimento para fortalecimento das ações de Ater.

Ainda durante a solenidade, o governador Marcos Rocha fez a entrega de títulos de propriedade urbana do programa estadual “título já”, uma parceria entre o governo estadual, por meio da Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) e Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, onde já foram entregues 729 títulos urbanos. A meta desse convênio é regularizar 2.200 lotes com registros de títulos definitivos, beneficiando a população de baixa renda do município.

Dando continuidade às ações de fortalecimento dos serviços de Ater, foi realizada nesse mesma data a reativação da usina de nitrogênio de Ouro Preto do oeste, instalada nas dependências do Centrer. As duas usinas, incluindo a de Porto velho, beneficiarão os produtores rurais inseridos no projeto inseminar, do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com subsídio do fundo do Programa de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite – Proleite, com a disponibilização de nitrogênio líquido de forma descentralizada.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes e Secom