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Segunda, 08 de março de 2021

RIOZINHO

Evento reúne garoto e garota indígenas

14 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

7 - GAROTO INDIGENA

Valorizar a cultura indígena! Este foi o objetivo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Ferreira da Cunha, ao realizar, no último sábado (12) a escolha do Garoto e Garota Indígena.

A escola, localizada no Distrito de Riozinho (Cacoal), atende 310 alunos. De acordo com o diretor Roberto Oliveira Souza, 20% dos alunos pertencem a alguma etnia indígena. “Nossa escola atende alunos das etnias Cinta-Larga, Suruí, Apurinã, Macurapi e Karitiana, então este evento é uma forma de valorizar a cultura indígena, tão presente em nossa escola”.

Além da escolha do Garoto e Garota Indígena, nas categorias mirim e juvenil, diversas outras atividades, como declamação de poemas e apresentações de danças foram realizadas na noite de sábado. Uma noite que trouxe para a escola, além dos alunos, a comunidade do Riozinho que foi prestigiar o evento alusivo ao Dia do Índio, a ser comemorado no próximo dia 19 de abril.

“Eu entendo que este evento que a escola realizou não é apenas uma forma de valorização, mas também de afeto com a gente”, destacou o aluno Pabikyt Cinta-Larga, do 1º ano B, eleito o Garoto Indígena na categoria juvenil.

Feliz por ter sido escolhida como a Garota Indígena, também na categoria juvenil, a aluna Clairy Assiry da Silva, 8º ano B, falou da sua satisfação com o evento realizado pela escola. “Eu não pensava que ia ganhar, fiquei muito surpresa. Achei muito bom e legal a escola fazer esta programação, pois valoriza a nossa cultura e a gente”.

Pela categoria mirim foram eleitos como Garoto e Garota Indígenas os alunos Kaio Nguraá Cinta Larga, 6º ano B, e Sheila Walenâng Surui, 6º ano C.

Educação Integral

A escola Celso Ferreira da Cunha conta, desde 2013, com o Projeto de Educação Integral “Guaporé”, implantado pelo Governo do Estado. Para a coordenadora do projeto, Edna Oliveira Santos Arruda, a implantação do projeto trouxe diversos benefícios aos alunos e tem agradado os pais.

“A educação integral ampliou o horário de permanência do aluno na escola, fazendo com que eles aprendam mais, melhorando o nível de conhecimento. Além disso, o projeto agradou muito os pais que tem a segurança de que seus filhos estão na escola”.

Em março deste ano, os professores do ensino médio da escola Celso Ferreira receberam tablets que foram entregues pelo Governo de Rondônia para auxiliar nas atividades de pesquisa e formação, permitindo a realização de aulas mais interativas.

 


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Fonte
Texto: Giliane Perin - Assessoria Regional Cacoal
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Previdência


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