DESPORTO ESCOLAR

Ex-jogador de futsal agrega conhecimentos como voluntário de Educação Física nos Jogos Escolares de Rondônia, em Vilhena

03 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O acadêmico Lucas Wionczak fez da quadra sala de aula para agregar conhecimento à carreira de educador físico

Prestes a entrar no quarto período de Educação Física, o acadêmico Lucas Wionczak é um dos voluntários na etapa regional Cone Sul dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), que ocorre até quarta-feira (5), em Vilhena. Quando ainda era menino, ele participou de três edições do Joer na modalidade de futsal. Agora como espectador, ele diz que a quadra dos Jogos Escolares se transformou em importante sala de aula extraclasse.

“Nunca fui campeão no Joer. Talvez pela imaturidade da infância não dedicasse a atividade esportiva como deveria para subir ao pódio. Hoje a história é outra. Estou como voluntário nos jogos e a cada partida aprendo mais. Quero incentivar meus futuros alunos a praticar e se empenhar no esporte escolar”, declarou Wionczak, que ganha pontos na faculdade pela participação como voluntário nas partidas de futsal do Joer.

Assim como Wionczak, a faculdade em que ele estuda enviou outros 19 acadêmicos da Educação Física e cinco outros do curso de Enfermagem para aprender na prática sobre organização de grandes eventos e ampliar os conhecimentos relacionados a cada uma das duas profissões durante o Joer.

“Nessa parceria nosso principal objetivo é oferecer, na prática, maior aprendizado aos acadêmicos. Em competições como esta, os estudantes tem oportunidade de acompanhar a organização de grande evento e aprofundar sobre as regras esportivas das modalidades”, exemplificou o professor de Educação Física, Bruno Rodrigues, da universidade parceria do Joer, a Unopar.

PARCERIAS SELADAS

Para o êxito na realização da etapa Cone Sul, a coordenadora regional de educação em Vilhena, a professora Oracira Godinho, formalizou parcerias com órgãos públicos e Universidades. Segundo Godinho, as parcerias são importantes porque agregam valores.

“Os Jogos Escolares é uma ferramenta indiscutível para que os acadêmicos, sempre dispostos nos jogos, absorvam mais os conteúdos que são aplicados em sala de aula”, pontua a coordenadora, ao estabelecer as parcerias também com as universidades Unesc e Claretiano. Também se uniram em parcerias ao Joer a Prefeitura de Vilhena, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

A etapa regional Cone Sul dos Joer classifica atletas em nove modalidades individuais e outras quatro coletivas para as etapas estaduais infantil e juvenil. O Joer é uma realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que tem como finalidade promover a prática desportiva, inter-relação sócio afetiva, educacional e cultural aos estudantes infantis e juvenis de Rondônia.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio