Governo de Rondônia
Domingo, 15 de setembro de 2019

DESENVOLVIMENTO

Executivo realiza capacitação de servidores para fortalecer combate à corrupção e melhorar uso eficiente do recurso público em Rondônia

08 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A primeira capacitação do plano estadual contra corrupção é direcionada para ocupantes de cargos ou funções de chefias administrativas e financeiras

Em Rondônia, o enfrentamento contra a corrupção ganhou mais força em abril com o pacote de medidas de controle, prevenção e combate à corrupção lançado pelo governador Marcos Rocha. Nesta quinta-feira (8) foi dado início a mais uma etapa desse plano com a abertura da capacitação de servidores públicos dos setores administrativo e financeiro, no Salão Nobre Rosilda Shockness, do Palácio Rio Madeira.

De acordo com o controlador geral do Estado, Francisco Netto, o governo de Rondônia vem trabalhando firme no combate à corrupção e, inclusive, já conta com seis das oito medidas implementadas.
Ele destacou, ainda, que essa primeira capacitação do pacote estadual faz parte do decreto que cria a Política de Capacitação e Permanência dos Servidores Públicos ocupantes de cargos ou funções de chefias administrativas e financeiras.

A diretora da Escola de Governo, Débora Cristina da Silva, explicou que a capacitação envolve quatro partes. Nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), o tema é Execução Orçamentária e Plano Pluri Anual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA). Nos dias 13 e 14 de agosto, o curso será sobre a Elaboração de Termo de Referência. Enquanto que nos dias 15, 16 e 19 de agosto, entra na pauta de treinamento sobre Execução Orçamentária e Financeira e Siafen. Nos 21 e 22 de agosto, a capacitação é encerrada com o tema Controle Interno na Administração Pública.

Controlador geral do Estado, Francisco Netto informou que seis medidas do plano contra corrupção foram implementadas

Cerca de 70 servidores participam da capacitação. “O governador Marcos Rocha determinou essas capacitações para que o desempenho de todas as secretarias seja o melhor possível e o Estado possa crescer cada vez mais’’, disse a diretora ao anunciar para outubro o início do segundo módulo da capacitação para os técnicos que assessoram os chefes administrativos e financeiros.

Também participaram da solenidade de abertura da capacitação o superintendente Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Cel BM Silvio Luiz Rodrigues da Silva, e o superintendente Estadual de Licitações (Supel), Márcio Rogério Gabriel, que pontuaram que iniciativas como essa reflete o desejo da população de um trabalho sistematizado feito por servidores capacitados para fortalecer o controle interno e o combate a corrupção.
Leia mais.

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Capacitação, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe