Governo de Rondônia
23/04/2024

ELEIÇÕES 2018

Exercício da cidadania através do voto é um dos princípios do Selo Unicef

07 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Em Rondônia, 100% dos municípios fizeram a adesão

Despertar o interesse da juventude pela democracia como forma de garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes é um dos focos do projeto Selo Unicef. Para tanto, o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) está estimulando os municípios da Amazônia Legal a desenvolverem ações que sensibilizem adolescentes de 16 e 17 anos para a importância do voto.

A atividade surge a partir de uma parceria entre a Justiça Eleitoral e o Unicef, que tem, entre os objetivos, aumentar o voto desse público, para o qual a participação no pleito eleitoral é facultativa. Até próximo dia 9 de maio, os jovens nessa faixa etária podem tirar o documento e votar nessas eleições.

Em Rondônia, até março deste ano, cerca de 17 mil adolescentes de 16 e 17 anos estavam aptos para participar do processo eleitoral, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral. Isso corresponde a 1,5% do eleitorado total do Estado que é de 1.152.335 eleitores.

Na metodologia da iniciativa, as gestões municipais são orientadas a criar Núcleos de Cidadania que visam a envolver o mínimo de 16 adolescentes, oito meninos e oito meninas, com idade entre 12 a 17 anos. Serão eles que vão desenvolver oito desafios propostos. Entre as propostas, uma é obrigatória: o #PartiuMudar. Nele, os adolescentes vão desenvolver ações de mobilização e sensibilização da sociedade para a importância da participação de adolescentes nas eleições.

O #PartiuMudar surge da parceria entre a Justiça Eleitoral e o Unicef, que tem, entre os objetivos, aumentar o voto entre adolescentes de 16 e 17 anos. Para fazer com que mais adolescentes sejam sensibilizados a sejam incluídos nesse momento de decisão, o Unicef, o Instituto Peabiru e os 639 municípios da Amazônia, em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), vão desenvolver atividades de mobilização para promover a educação para a cidadania democrática.

Entre elas, os municípios vão fazer mutirões e vão intensificar campanhas de mobilização que atinjam o publico juvenil e os sensibilizem a contribuir com a mudança no cenário político do país.

Sobre o selo Unicef

O Selo Unicef buscar estimular nos municípios que sejam garantidas políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos; que as políticas sociais dirigidas ao público infanto-juvenil vulnerável sejam de qualidade; que sejam prevenidas e desenvolvidas respostas às formas extremas de violência; e que seja promovido o engajamento e a participação dos cidadãos, sobretudo dos adolescentes.

Leia Mais

 Segunda etapa da capacitação do Selo Unicef em Rondônia acontece no dia 8 em Porto Velho

 Governo se compromete a monitorar ações de políticas incentivadas pelo Selo Unicef 2017-2020 em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Seas
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social


Compartilhe


Pular para o conteúdo