Governo de Rondônia
19/04/2024

EM CASO DE EMERGÊNCIA

Exercício simula ação para conter derramamento de óleo no rio Madeira

22 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Simulação contempla atividade descrita no Plano Emergencial Individual (PEI)

Uma ação rápida com vistas a reduzir os impactos ambientais foi a proposta do exercício simulado de derrame de óleo no rio Madeira foi realizado nesta quarta-feira, 21, pela Hermasa Navegações S.A em parceria com a Protege Engenharia Civil e Ambiental e Porto Público de Porto Velho. O gerenciamento de risco está descrito no Plano Emergencial Individual (PEI) e os brigadistas das precisam estar capacitados para atender a demanda em qualquer eventualidade.

Para a simulação, a bióloga da Hermasa Navegações, Siloneide Vieira, substituiu o derramamento de óleo por casca e farelo de soja a montante (acima) do cais flutuante do Porto. “O farelo de soja é biodegradável e por isso não houve nenhum prejuízo para o meio ambiente. A densidade dele faz com que a mancha flutue, semelhante ao que aconteceria caso houvesse um vazamento de óleo, permitindo a realização da atividade. Os brigadistas levaram cerca de 11 minutos para conter a mancha”, detalhou.

Derrame de farelo de soja que simula o comportamento do óleo na superfície do rio

Segundo ela, o cenário da simulação foi montado com intuito de formar uma barreira com boias de contenção do derramamento, evitando o descolamento do material rio abaixo. Como ação de controle, as operações nos berços de atracação do cais flutuante foram paralisadas.

O engenheiro da Protege Engenharia, Júlio Magalhães, destacou que o PEI é uma ferramenta construída para atender a legislação brasileira. “A necessidade da implantação do plano é justamente estar preparado e capacitado para a eventualidade de um incidente ambiental e mitigar todos os impactos que possam causar. Hoje cumprimos uma etapa e estamos aptos para tal”, afirmou.

A ação faz parte da programação da IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP/2018) bem como também é uma alusão à comemoração do Dia do Rio, que acontece neste sábado, 24.

Leia também:

SIPATP acontece no Porto de Porto Velho nesta semana


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo