Governo de Rondônia
18/04/2024

REFORÇO

Exército analisa parceria com a Seduc para o Pacto Pela Aprendizagem

11 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O secretário de Estado da Educação, Waldo Alves, foi recebido na terça-feira (9) pelo general de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; o coronel Marcelo Gonçalves Villela e o major Gustavo Luiz de Lima Correia, ocasião em que propôs parceria para realização do projeto Pacto pela Aprendizagem. Uma extensa pauta foi apresentada pelo secretário aos oficiais do Exército.

Secretário Waldo Alves em reunião com oficiais do Exército

Secretário Waldo Alves em reunião com oficiais do Exército

Inicialmente, Waldo Alves fez uma explanação de diversos projetos educacionais e pedagógicos que estão em andamento nas escolas estaduais – com destaque para o Pacto pela Aprendizagem, que apresenta um novo olhar, unindo esforços de diversas entidades em busca da melhoria da qualidade do ensino. A parceria com da Seduc, em análise pelo Exército, deve ser firmada para as ações sociais e de infraestrutura, especialmente nas localidades inóspitas, como as aldeias indígenas.

Uma ação conjunta da Seduc e o Exército pode culminar com atividades pedagógicas nas escolas da rede estadual de Rondônia, igualmente ao que vem sendo feita com a Aeronáutica no reforço escolar das disciplinas de português, matemática e em aulas de música.

Atualmente, a Seduc tem 86 escolas em Porto Velho e 30 delas servirão como modelo de excelência, por isso a parceria com o Exército será importante ferramenta para dar conhecimento das referências militares aos estudantes e, consequentemente, funcionando como uma bússola de ordem social para os jovens que estão ficando à margem da sociedade.
O general Leal afirmou que o Exército quer contribuir para a melhoria da educação no Brasil, e sugeriu que as escolas agendem visitas ao Memorial Rondon e que atividades sociais, esportivas, recreativas e lazer possam ser compartilhadas, especialmente em datas comemorativas, como Dia do Soldado, Dia da Bandeira,  inclusive pode ser utilizada a banda de música em momento cívico nas escolas.
A retirada da disciplina moral e cívica da grande curricular das escolas, para o general, contribuiu para que os valores morais e sociais fossem se perdendo ao longo do tempo, pois os jovens ficaram sem orientação nesse sentido.
As ações da Seduc e Exército serão alinhadas pelo responsável pela Comunicação Social da 17ª BIS, major Gustavo Luiz de Lima Correia, enquanto a gerente do setor de Obras da Seduc, engenheira Josiane Faustino, fará o mapeamento das escolas que irão precisar de reparos.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo