Governo de Rondônia
19/04/2024

HABITAÇÃO E CIDADANIA

Êxito de ações de cidadania incentiva moradores do Orgulho do Madeira à sustentabilidade social

27 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

 

Ação Cidadã no Orgulho do Madeira_25.06.16_Foto_Daiane Mendonça (27)

Crianças aguardam a vez para o passeio no carro do Corpo de Bombeiros; escada Magirus os ergueu a quase 40 metros

 

O caminhão do Corpo de Bombeiros transitou pelas quadras, carregado de meninos. Na retaguarda, em mesas montadas na lateral de um dos prédios, soldados bombeiros demonstravam técnicas de prevenção a incêndios, risco de vazamento de gás e primeiros socorros.

O sorriso de cada criança transmitiu alegria. “Que lindo! Eu tô muito feliz, parece que é um presente de aniversário”, comentou Cícera Ambrósio, 11 anos.

Sucessivamente, eles acenaram para familiares e visitantes. Esse desfile foi também o primeiro momento de lazer coletivo desde fevereiro, quando as famílias se fixaram no Residencial Orgulho do Madeira, inaugurado em dezembro, cuja população total deverá alcançar 24 mil habitantes ainda neste ano.

Encerrada no sábado (24), a Maratona do Empreendedorismo revestiu-se de êxito, pois extrapolou a meta inicialmente programada. Seu encerramento foi festivo.

Na avaliação da sub-chefe da Casa Civil, Cira Moura, o multiatendimento governamental abriu as portas para a prestação de serviços, conscientização, sobretudo, a transformação de pessoas.

A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania emitiu 50 cédulas de identidade. A Defensoria Pública totalizou cerca de 80 atendimentos, entre os quais, consultas ao portal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, orientação em processos.

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) distribuiu kits de hipoclorito de sódio, substância utilizada como desinfetante e também para purificar a água consumida em casa.

A equipe de educação ambiental da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) detectou problemas na área e deverá retornar ao local, informou uma de suas integrantes, Lindinalva Miranda.

A pequena floresta e a nascente d’água em frente ao residencial exigem conservação. Segundo a técnica, a menos de duzentos metros dali existe pequena invasão. Uma equipe da Sedam retornará ao local para apurar a situação, conscientizar ocupantes e, se possível, providenciar o seu remanejamento da área.

“Distribuímos sacolas para lixo, distribuímos panfletos ensinando prevenção de queimadas, cartilhas do Ministério do Meio Ambiente e estamos de olho na área verde no entorno do conjunto”, informou.

Da segunda-feira (20) ao sábado (25), representantes dos bancos do Povo e da Amazônia (Basa) estiveram à disposição dos moradores, conhecendo-os e recebendo as primeiras inscrições para microcréditos.

O Sebrae encerrou seu curso de empreendedorismo com mais de 300 participantes. Profissionais autônomos e candidatos a abrir negócios receberam orientações gerais de planejamento de vendas e divulgação de produtos. O Curso de Cozinha Social do Serviço Social da Indústria (Sesi) promoveu degustação de sucos diversos.

Profissionais de educação física da Superintendência de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) mobilizaram moradores para o aulão aeróbico.

Mães de mãos dadas com os filhos aguardaram na fila para o “passeio” na escada Magirus. A 37 metros de altura, o sargento Lobo emocionou as crianças. Até a repórter fotográfica da Secom, Daiane Mendonça, experimentou ir lá em cima.

Ação Cidadã no Orgulho do Madeira_25.06.16_Foto_Daiane Mendonça (33)

Muitas pessoas foram beneficiadas com a confecção de documentos pessoais

PMs JOGAM COM MENINOS

O coordenador de habitação na Seas, Antônio Sena, gostou do que viu. “Entre outros aspectos bons dessa maratona de sucesso, soldados estão aí jogando ping-pong com crianças e jovens”, observou.

Havia também pebolim, prática de lutas marciais e grupos musicais nas áreas de convivência da quadra 583 e adjacências.

O corte de cabelo é na quadra 585. A saúde está na 586, onde eu moroavisou o locutor Moisés Rocha.

Do palco, microfone na mão, o entusiasmado locutor prosseguiu as convocações:

“Vem aí, a quadrilha “Os matutos socialistas”, e a partir do dia 1º de julho, dez noites de muita festa. Adquira a sua barraca!”

O grupo de boi-bumbá “Caipiras do Madeira” também se apresentou.

Nas atividades lúdicas promovidas pelo pessoal da Eletrobras, crianças receberam folhas com desenhos para pinturas e ouviram palestras a respeito da eficiência energética, com a economia de consumo.

Nesse ritmo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) promoveu recreações, atividades pedagógicas, mesa de leitura, e emitiu diversas certidões de pagamento de taxas de licenciamento de veículos.

MATRÍCULAS

Procon, Defensoria Pública e o balcão multiserviços atenderam na quadra 593, com êxito. Moradores sem recursos financeiros obtiveram certidões diversas, cédulas de identidade e registros de nascimento.

Para o síndico Moacir Trevisan, aos poucos a organização do novo bairro se consolida. “As pessoas se transformam. Tivemos uma semana inteira de reeducação e fizemos isso dentro de nossos limites, atendendo a famílias que se mudaram de diversos bairros para cá, incluindo os de áreas de risco”, comentou.

Segundo ele, o nó administrativo na área ainda diz respeito à educação, porque ainda faltam ser ocupados 2,3 mil apartamentos e a demanda aumentará consideravelmente.

“Alunos daqui frequentam a Escola Municipal Infantil Jesus de Nazaré, no bairro Socialista; e a Escola Oswaldo Ribeiro, no Jardim Santana, que já estão lotadas”, justificou.

A Seduc já estuda a situação e deverá defini-la até o segundo semestre.

Um grupo de pessoas da Igreja Batista As Nações apresentou números circenses de malabarismo, dança, teatro e outros entretenimentos, com a participação de crianças do residencial.

Até as 15h, quando todas as atividades haviam sido encerradas, a cabeleireira Janete Pessoa, que tem salão na rua Elias Gorayeb, bairro da Liberdade, cortou o cabelo de 60 pessoas.

Maria Auxiliadora Santos Silva estava na vez. Contou que veio de mudança no dia 29 de fevereiro, da Comunidade Cheira Fogo, no Baixo Madeira. “Eu e dois netos”, disse.

Cabelos pretos, cacheados, bonitos, chamavam a atenção dos presentes: “O cabelo dela é um patrimônio avaliado em R$ 3 mil”, comentou Janete.

Muitos aproveitaram para cuidar do visual

Muitos aproveitaram para cuidar do visual

“Parcerias agregaram valores e foi muito positiva a participação dos moradores na busca de documentos e no curso de empreendedorismo”, elogiou a secretária estadual da Assistência e do Desenvolvimento Social, Hérika Fontenele.

Segundo ela, outras ações virão, oportunamente, dentro do conceito de sustentabilidade social, o conjunto de ações voltadas para melhorar a qualidade de vida da população.

“Nossa equipe trabalha afinada objetivando diminuir desigualdades sociais, garantir direitos e o acesso de todos aos serviços de educação e saúde”, afirmou Hérika.

A Maratona do Empreendedorismo é fruto do trabalho dos seguintes órgãos públicos estaduais e do Sistema S:

● Agevisa
● Banco do Povo
● Banco da Amazônia
● Comando de Operações Especiais da Polícia Militar
● Corpo de Bombeiros Militar
● Defensoria Pública
● Detran
● Eletrobras
● Igreja Batista
● Polícia Militar
● Sejucel
● Seas
● Sesdec
● Tudo Aqui
● Sedam
● Sesau
● Sesi

SAIBA MAIS
Orgulho do Madeira começa a receber vendedores autônomos de comida, cosméticos e até planos funerais

Ação leva informação e incentivo para geração de renda às famílias do Orgulho do Madeira, em Porto Velho

VEJA GALERIA DE FOTOS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Água, Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cultura, Distritos, Ecologia, Educação, Empresas, Evento, Governo, Habitação, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Lazer, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Polícia, Previdência, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Trânsito, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo