25/04/2024

Experimentos da Vitrine Tecnológica serão apresentados na 3.ª Rondônia Rural Show

06 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Mesmo antes da abertura oficial da 3.ª Feira de Tecnologia e Negócios Agropecuários – Rondônia Rural Show, a Vitrine Tecnológica já vem apresentando os seus resultados. Criada para apresentar as potencialidades de Rondônia o trabalho que vem sendo desenvolvido pela parceria entre a iniciativa pública e privada tem enfrentado dificuldades peculiares da região amazônica e outros entraves próprios da natureza, porém tem demonstrado que o solo de Rondônia apresenta grande oportunidade para negócios. Esses experimentos poderão ser observados no período de 21 a 24 de maio, durante a 3.ª Rondônia Rural Show, que será realizada em Ji-Paraná.

2 -= vitrine 2

Bastante castigado pelas fortes e constantes chuvas que ocorreram na região, o trabalho de implantação e condução das Vitrines Tecnológicas da 3.ª Rondônia Rural Show tem agora pela frente o desafio de vencer um período de estiagens associado à baixa capacidade de retenção de água pelo solo. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Antônio Dias, mestre nesse segmento, para que as culturas apresentem o resultado esperado há necessidade de irrigação complementar, a fim de suprir as necessidades hídricas das culturas, ainda que esporadicamente.

Antônio explica que a Vitrine Tecnológica encontra-se na seguinte situação: Todas as culturas perenes previstas já foram implantadas    pelos órgãos públicos Emater-RO, Ceplac, Sedam e Embrapa. A Sedam também está responsável pela implantação da mata ciliar e a Seagri, pela piscicultura que, de acordo com o seu técnico representante “está aguardando período oportuno para escavação do tanque”.

As culturas anuais estão sendo trabalhadas pelas empresas Machadão, Pica-Pau, Boa Safra, Casa do Adubo, Casa da Lavoura, Alvorada e Comercial Porfírio. Pela iniciativa privada também estão sendo implantadas as plantas forrageiras. As olerícolas serão implantadas oportunamente em período próximo à realização da feira, em função da sua alta perecibilidade às ações do tempo.

Quanto à infraestrutura já estão sendo realizadas a limpeza das ruas e retirada de entulhos. A vegetação (mato) das ruas e os detritos depositados às margens destas e nas áreas vazias e arredores das vitrines tecnológicas foram removidos através de parceria com o DER local, que disponibilizou uma retro escavadeira e um caminhão caçamba, além dos operadores e do combustível.

Funcionando como uma unidade demonstrativa a vitrine tecnológica terá a oportunidade de apresentar os altos e baixos na produção de diversas culturas e apresentar as soluções para a maioria dos casos mostrando que é a agricultura é uma excelente oportunidade de negócios no estado.

Texto: Wania Ressutti - Assessoria Emater-RO
Fotos: Seagri