Domingo, 15 de setembro de 2019

IVAN MARROCOS

Exposição Cheiro da Mata reúne mais de 25 obras artísticas na Casa de Cultura em Porto Velho

15 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Dentre as obras, o artista buscou explorar os diferentes pássaros da amazônia, como a Arara-Azul e o Tucano

Ao entrar na Casa de Cultura Ivan Marrocos, Patric Alayn ficou encantado. O estudante chegou em Porto Velho há pouco tempo, e ainda não conhecia o espaço que valoriza artistas regionais e a cultura de Rondônia por meio da arte. Ele veio prestigiar a exposição Cheiro da Mata, do artista Franciney Vasconcelos. As obras vão ficar em exposição até o dia 31 deste mês.

“Desde que cheguei na cidade, eu busquei conhecer os pontos turísticos daqui. Fiquei maravilhado com as Três Caixas d’Água, e quando vi a exposição de um artista da minha terra (Pará), não hesitei em prestigiar”, afirmou.

O tema Cheiro da Mata se aproxima da realidade vivenciada ao entrar na Casa de Cultura. Os quadros retratando o cotidiano dos animais, das comunidades ribeirinhas, e os encantos da natureza, levam o visitante a uma imersão dentro da Amazônia.

“Se fechar os olhos, é quase possível escutar o canto dos pássaros. Dá até de sentir um gostinho da minha terra, com os quadros que ele fez contando a trajetória do Pará até Porto Velho. É muito lindo”, destacou o visitante.

Os visitantes podem contemplar pinturas e objetos feitos pelo artista, como esta maquete de um barco

O artista Franciney Vanconcelos trouxe mais de 25 obras para a exposição. Algumas misturam a pintura com objetos reais, causando um impacto ainda maior, como é o caso da obra O Pescador e o Lixo. A pintura cobre toda a parede, e mostra um pescador puxando uma rede cheia de objetos como pneus, sapatos, partes de vaso sanitário, entre outros. O visitante logo entende a mensagem de conscientização ambiental retratada pelo artista.

“Desde que cheguei aqui, há cerca de 30 anos, me apaixonei pela riqueza cultural de Rondônia. Sempre procuro deixar marcas daqui e da Amazônia nas minhas obras. Exploro a fauna, a flora, os rios e as cenas cotidianas. Busco mostrar a Amazônia para o mundo”, destacou o artista.

Países como Estados Unidos e Itália, já puderam prestigiar obras do artista, através de concursos que ele participou, com a temática da Amazônia. Os visitantes que desejam prestigiar os quadros, podem visitar a exposição Cheiro da Mata, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, localizada na Avenida Carlos Gomes, próximo à praça das Três Caixas d’Água.

Obra o Pescador e o Lixo que busca a conscientização ambiental

SOBRE O ARTISTA

Natural de Santarém, no Pará, Franciney Vasconcelos descobriu o talento para a pintura quando ainda era criança. Desde então começou a expor as obras na escola, depois em feiras, concursos e demais lugares. Hoje residente em Porto Velho, o artista sobrevive da arte e é conhecido pela forte característica amazônica em suas pinturas. Já participou de vários concursos artísticos estaduais, e internacionais, levando obras carregadas de mensagens sobre a conscientização e os cuidados com a natureza.

A Casa de Cultura funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. “Aqui é a casa do artista e dos apaixonados pela arte. Agradeço a direção da casa, e ao governo do Estado pelo incentivo à cultura. Fico feliz em poder levar uma mensagem em forma e arte”, conclui Franciney.

VEJA FOTOS DA EXPOSIÇÃO

Governo estuda outros resgates culturais, entre eles, a feira agropecuária de Porto Velho e o Duelo na Fronteira em Guajará-Mirim

Museu da Memória Rondoniense expõe fotos da tradicional Festa do Divino que acontece há 125 anos no Vale do Guaporé

Profissionais de inovação de todo o Brasil participarão do fórum Meetup.RO, em Porto Velho