Governo de Rondônia
Quarta, 03 de março de 2021

Exposição

Exposição Coletiva de maio abre nesta terça-feira na Casa da Cultura Ivan Marrocos

19 de maio de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

Dia 08 de maio é comemorado o dia nacional do artista plástico, criado em homenagem ao artista José Ferraz de Almeida Júnior (Itú-SP), que nasceu nesta data no ano de 1850 e frequentemente é aclamado por ter sido precursor da abordagem temática regionalista.

 

Estendendo esta homenagem a alguns artistas que com muita coragem, começaram a escrever a história das artes plásticas em Rondônia, como Pe. Ângelo, Afonso Ligório, Canavarro, José Fona, Paraguassú além de Rita Queiroz, que luta até hoje pelo segmento, o Estado de Rondônia por meio da secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer promove a já tradicional Coletiva de Maio, na Galeria Afonso Ligório na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

 

Nesta oportunidade, vários artistas se reúnem para festejar as conquistas alcançadas pela classe no passar dos anos. Desde o ano passado a Coletiva tem iniciado com uma oficina temática, onde juntos, os artistas discutem, concebem, constroem e montam as obras que serão expostas na tradicional exposição.

 

Este ano a matéria prima escolhida foi o papel e o tema central, “O Rio Madeira”.  Segundo Geraldo Cruz, diretor da Casa da Cultura, os artistas trabalharam o contexto ecológico e cultural desta região, “O papel do artista no decorrer da história como agente formador de opinião; a importância da paisagem para a poética regional e o papel da consciência coletiva em toda essa trajetória foram os principais pontos”, afirmou Cruz.

 

A exposição “Coletiva de Maio” que traz trabalhos produzidos por 20 artistas terá início nesta terça-feira, a partir das 20h na Galeria Afonso Ligório na Casa da Cultura, e estará disponível para visitação até o dia 15 de junho.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe