ARTES PLÁSTICAS

Exposição itinerante “Arte 10” ocupa Museu da Memória Rondoniense

23 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Obra ‘O estivador’

O conjunto de obras nomeado “Arte 10” do artista plástico João Zoghbi foi lançada no dia 20 de Novembro e está no Salão Nobre do Museu da Memória Rondoniense até o fim do ano, os visitantes poderão ver pintura em óleo e técnicas artísticas entre papel machê, colagens e composição em tela com materiais reutilizados do próprio ateliê do artista.

Zoghbi contou que a ideia para a exposição partiu através da produção da obra intitulada “Liberdade”, primeira de uma série coleção dedicada a Zumbi em alusão ao Dia da Consciência Negra, data dedicada à reflexão e inserção do negro na sociedade brasileira e escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

O artista contou que a exposição é itinerante e após 30 dias na Casa de Cultura Ivan Marrocos, agora ocupa o museu e destacou ainda sobre a composição desse trabalho. “Uma dos personagens retratados é o “Estivador”, negro que conheci quando criança e que trabalhou na conhecida e lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), por ser o homem mais forte que já tinha visto, acabou ficando marcado em minha memória, por isso fiz esse homenagem a esse descendente de barbadianos”, relatou.

Figuras regionais, a natureza, formas e cores também são temas presentes em sua criação. “Além de utilizar elementos naturais com a castanha do pará, sementes e fibra do açaí, também reutilizo o filtro de café nas colagens que faço, aquilo que seria descartado vira um aglutinante junto aos materiais naturais”, explicou.

A terapeuta rondoniense Anne Silva Salles Doretto contou que morou fora do estado cerca de 20 anos, agora de volta à terra falou sobre sua primeira visita ao museu. “Estou encantada com as obras e para quem gosta de arte sabe que ela reverbera e claro a gente se emociona. Quero voltar mais vezes para ver esses e outros trabalhos, além disso fico feliz em ver que o prédio do antigo palácio do governo, tornou-se um patrimônio cultural histórico e sem dúvida conta muitas histórias. Nosso desejo é que se mantenha um olhar carinhoso do poder público para o fomento da arte rondoniense, mas que a população também possa valorizar aquilo que é nosso”, declarou Anne.

Além de apreciar as obras da “Arte 10” no museu os visitantes também poderão adquirir as obras presentes. A exposição vai das 9h às 17h de segunda à sexta, até o dia 30 de Dezembro. Entre outros títulos e obras de João Zoghbi estão: “Esperança”, “O pescador”, “O nascimento de Jesus”, “Cavalo Estrela”, “Cavalo Castanho”, “Grega”, “Cavalo Xadrez”, “Mulher Açaí” e outras três telas intituladas “Mabe Atelier”, “Mabe Negro” e “Mabe Vermelho” em referência ao artista nipo-brasileiro Manabu Mabe que usa o geometrismo e o abstracionismo em suas produções.

Texto: Uill Alves
Fotos: Uill Alves