Governo de Rondônia
25/04/2024

PERÍCIA

Exposição na 1ª Rondônia Rural Sul aproxima população das atividades desenvolvidas pela Polícia Técnico Científica

08 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Com o tema a tecnologia e a ciência como peças para a elucidação de crimes, a Politec-RO marcou presença na Rondônia Rural Sul

Com o tema a tecnologia e a ciência como peças para a elucidação de crimes, a Superintendência de Polícia Técnico-Cientifica (Politec-RO) esteve presente na 1ª edição da Rondônia Rural Sul, ocorrida de 3 a 7 de julho, em Vilhena, região sul de Rondônia.

O perito criminal oficial Danilo Pinheiro de Souza Reis ressalta a importância das  parcerias feitas para a realização do evento, que de forma didática e atrativa apresentaram o trabalho realizado pela polícia científica à sociedade.

“Agradeço às instituições parceiras, que foram fundamentais para a realização do evento. São elas que proporcionam o contato com a população e nos permitem utilizar seus espaços para mostrar toda a metodologia aplicada pela Politec”, pontuou Danilo.

As instituições parceiras colaboraram com o estande da Politec-RO na promoção de uma cena de crime simulada, na qual constavam diversos vestígios, entre eles, manchas de sangue, cadáveres, armas utilizadas no cometimento do crime, marcas de calçado, impressões digitais, DNA, entre outros.

EXEMPLOS DE PERÍCIAS REALIZADAS

Perito oficial Danilo Reis realizando procedimento investigativo na cena simulada de crime

A população visitante ingressou ao local, analisou o posicionamento dos vestígios e os exames a partir deles realizados, utilizando pistas que ficaram posicionadas nos estandes das instituições parceiras, e a partir do conjunto de vestígios e exames, estabelecerem a mais provável dinâmica para o evento, com o auxílio e orientação dos Peritos Oficiais Criminais presentes.

No estande também estavam disponíveis aos visitantes explanações sobre os equipamentos e tecnologias utilizados pela Politec-RO para os diversos tipos de perícias realizadas.

A representante da Faculdade Santo André (Fasa), coordenadora Valéria Ferreira reforçou o caráter multidisciplinar da Perícia Criminal: “a Politec possui em seu quadro de servidores, peritos criminais das mais diversas áreas, fato que contribui para a Perícia Criminal Rondoniense ocupar nível considerável de reconhecimento nacional, realizando exames perícias, inclusive, para algumas cidades do estado do Amazonas”, destacou Valéria.

Prestaram apoio aos visitantes, os peritos criminais Maikom André Pasqualotto da Silva, David Matos de Oliveira, Guilherme Benelli de Azevedo, Danilo Pinheiro de Souza Reis, João Gilmar de Souza, Eloísio Vinha, Franclin da Cruz Barros e Guido Hermann e a Coordenadora Valéria Ferreira.

O evento foi realizado em parceria com as instituições Faculdade Santo André (Fasa), Faculdade Marechal Rondon (Faron),  Instituto supera de ginástica cerebral, Unopar, Casa do Chimarrão e AcquaShop, todas com sede em Vilhena.

Leia mais:

Sesdec concede Destaque Operacional aos policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar

Secretaria de Segurança homenageia com destaque operacional policiais em Cacoal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: Arquivo Politec
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo