VISITAÇÃO

Exposição sobre segurança pública no Porto Velho Shopping foi atração no fim de semana para crianças e adultos

12 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Durante três dias, centenas de pessoas visitaram o contêiner da Sesdec no shopping

A primeira exposição de produtos e serviços que a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec) realizou em Porto Velho, de sexta-feira (9) a esse domingo (11), foi considerada bem sucedida por organizadores e participantes. Durante três dias, centenas de pessoas visitaram o contêiner e agregados das forças de segurança do estado.

O carro-chefe, o novo sistema de videomonitoramento da segurança pública, foi bastante visitado e despertou a atenção das pessoas. O videomonitoramento é uma ferramenta de enfrentamento ao crime organizado por meio de fiscalização, cuja eficácia, conforme o coordenador coronel Gonçalves, será comprovada a médio e longo prazos. Hoje 11 cidades de Rondônia já contam com o sistema. A próxima será Porto Velho.

O videomonitoramento permite que o infrator ou criminoso seja flagrado no momento da tentativa. Depois, viaturas são acionadas e todos os procedimentos de polícia são adotados. A ideia é que o infrator seja abordado até mesmo antes da consumação do crime, objetivo principal da Sesdec.

Para o secretário Lioberto Caetano, a imprensa vai ajudar muito a levar esta nova dinâmica para que Rondônia seja um estado mais seguro para todos. “O criminoso precisa saber que será observado 24 horas por dia e a imprensa é fundamental neste processo de divulgação”, afirmou, completando que mais importante que prender infratores, é evitar que o crime aconteça. “Ninguém traz vidas de volta”, reforçou.

O primeiro dia de exposição foi marcado pela apresentação específica de trabalhos desenvolvidos pelo Comando da Polícia Militar, com destaque para o “boneco vivo”, da Companhia de Trânsito, que chamou a atenção das crianças e dos adultos. O leãozinho do Proerd [Programa de Educacional de Resistência às Drogas e à Violência] também foi sucesso entre as crianças.

Boneco vivo, da Companhia de Trânsito, foi atração para as crianças

Além do trabalho da Polícia Militar, no primeiro dia de exposição, a ação foi sucedida no sábado pela apresentação de produtos e serviços da Polícia Civil, enquanto que no domingo foi à vez da Polícia Técnico-científica (Politec).

Anderson Oliveira, morador do bairro Aeroclube, em Porto Velho, disse já ter sido assaltado uma vez. Mesmo assim avalia bem a atuação da polícia nas ruas, por causa do desfecho positivo à época do episódio. Quando perguntado se confia no trabalho das polícias, a nota dele foi quatro, numa avaliação de zero a cinco, uma aprovação de 80%.

Mesmo sendo vítima de assalto e de tentativa de homicídio, Fabio Reis, morador do bairro Flodoaldo Pontes Pinto, deu nota cinco para as força de segurança. Ele alegou que o trabalho da segurança, na ocasião, foi favorável em relação à solução dos crimes apontados.

A pesquisa não é científica, mas pode ser parâmetro para as pretensões da Sesdec que vai além do trabalho de polícia.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Fotos: Márcia Martins / Soldado PM Edileusa / Valdir Alves