Governo de Rondônia
Sábado, 04 de abril de 2020

DIA MUNDIAL DA AGRICULTURA

Extensão Rural em Rondônia contribui com a evolução e produtividade dos agricultores familiares

20 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Dia 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Agricultura e a extensão rural tem grande parte nesse feito que tornou a agricultura uma das maiores potencialidades econômicas mundiais. Talvez muitos não saibam, mas há milhares de ano a agricultura tem desenvolvido um importante papel no desenvolvimento da humanidade, não apenas como meio de produção de alimentos, mas também como grande geradora de emprego e equilíbrio da balança econômica de muitos países.

 

A Emater-RO é responsável em levar os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) às famílias rurais.

 

No Brasil, um país essencialmente agrícola, o setor movimenta cerca de 100 bilhões de reais em exportações e, junto com a pecuária, segundo informações da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é vital para a saúde da economia brasileira.

A agricultura surgiu no Brasil durante o período colonial e, ao longo dos anos vem evoluindo, saindo das extensas fazendas de monoculturas, como a cana-de-açúcar e o café, para uma agricultura diversificada. Hoje, em pleno século XXI, a agricultura brasileira é uma das maiores exportadoras mundiais em diversas espécies, principalmente em frutas e cereais. Não foi à toa que Getúlio Vargas, enfatizando a vocação agrícola do país, referiu-se a ele como o “Brasil, celeiro do mundo”.

O processo de implantação da agricultura em grandes rincões fortaleceu a atividade gerando lucros às famílias que viviam distantes dos grandes centros comerciais. Esse processo contou com a força dos serviços de assistência técnica e extensão rural que adentrou nas mais longínquas propriedades rurais levando os conhecimentos de seus técnicos e gerando um novo setor produtivo para o país, a agricultura familiar.

A consolidação veio com o processo de mecanização e modernização implantado para o desenvolvimento da agricultura brasileira e que remodelou o setor contribuindo para um notório crescimento da atividade e incentivo à diversificação de culturas com grande potencial comercial e econômico.

Hoje a agricultura passa por novo processo de remodelação. Com a chegada da tecnologia a agricultura deu um salto muito grande trazendo grandes evoluções nos processos produtivos e na qualidade dos produtos oferecidos. Essa tecnologia, que se restringia somente aos grandes produtores rurais já é realizada nas pequenas propriedades e vem fazendo a diferença em atividades da agricultura familiar.

A Emater-RO, responsável em levar os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) às famílias rurais com base nas políticas de desenvolvimento agropecuário e ambiental familiar do governo do estado está atenta à essa evolução e, desde o ano passado tem fortalecido suas atividades de campo com ações mais dinâmicas e modernas. É a Emater-RO 4.0 que traz em seu bojo inovações tecnológicas e, em parceria com os agricultores familiares por ela assistidos, dá início a uma nova era que inclui gestão e controle da produção agrícola com redução de custos e reflexos diretos na produtividade e rentabilidade da lavoura. É a agricultura do futuro se fazendo presente em Rondônia.

Leia Mais:

 Atendendo ao decreto, Seagri e Emater suspendem eventos em Rondônia programados para os próximos 15 dias

 Parceria entre Emater e Funai busca melhorar produção sustentável nas comunidades indígenas de Rondônia

 Seagri entrega equipamentos de informática à Emater-RO para fortalecer os serviços de assistência técnica no campo

 Parceria entre Emater-RO e Agevisa prioriza saúde no campo


Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária


Compartilhe