Governo de Rondônia
29/03/2024

INFORMAÇÃO

Extensão Rural: rádio garante prestação de serviço e rapidez na informação

14 de janeiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O rádio informa e estimula a adoção de tecnologias no campo

Os extensionistas da Emater-RO em alguns municípios do estado de Rondônia utilizam o programa de rádio, como método educativo, para orientar a adoção de tecnologias agrícolas para agricultores familiares. Na região Sul, no município de Vilhena, o programa de rádio, Emater e o Campo foi retomado por iniciativa do extensionista Cleverson Oliveira dos Santos que formalizou uma parceria com empresas privadas para custear o espaço locado da emissora.

E a mesma formula se repete nos municípios de Novo Horizonte, onde o programa tem apresentação do extensionista Jose Aparecido, e em Machadinho do Oeste o produtor e apresentador é o extensionista Gilberto Santana. Neste município, o programa conserva o nome Emater e o Campo, e incluiu um quadro chamado Momento Idaron, fazendo jus à parceria entre os órgãos, o programa é feito com a participação de técnicos da Emater-RO e da Agencia local Idaron.

Mesmo com a popularização da televisão, através da antena parabólica nas áreas rurais, e o surgimento da internet, o rádio continua a ser o veículo de comunicação mais ouvido pelos agricultores, por ser um meio de comunicação de baixo custo, que não depende de antenas especiais ou pagamento de mensalidades para acessá-lo.

O rádio é um meio eficaz na comunicação entre o extensionista e o agricultor

O programa de rádio na extensão rural facilita a comunicação do técnico com seu público e estabelece um vinculo do ouvinte com o técnico apresentador, que faz com que o produtor e sua família memorize a periodicidade do programa e fique atento para não perder as informações trazidas através do rádio.

Agora, com o uso dos aplicativos de internet, o produtor tem ainda a possibilidade de ouvir o programa de rádio gravado para esta plataforma, no youtube, e aplicativos para smartphones.

E segundo estudo feito para o planejamento anual da Emater-RO, Proater, 42% dos agricultores cadastrados pela Emater-RO já possuem acesso à rede mundial de computadores.

A chegada da internet ao campo não inviabiliza a transmissão da informação via rádio, pelo contrario potencializa este veículo, que sempre foi considerado um método eficaz de comunicação entre o extensionista e o agricultor assistido, facilitando a transmissão de informações urgentes e o estimulo à adoção de tecnologias modernas nas lavouras e criações de diferentes espécies, é o que diz o extensionista Gilberto Santana de Machadinho do Oeste.

Leia mais:

Emater-RO e Idaron orientam produtores e viveiristas para regularização e sanidade vegetal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Arquivo da Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo