Governo de Rondônia
Segunda, 21 de junho de 2021

MEIO AMBIENTE

Extrativistas são beneficiados com ações sociais na Unidade de Conservação Maracatiara em Machadinho do Oeste

23 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Coordenadoria de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedam) realizou na sexta-feira (19) ação social na Unidade de Conservação Maracatiara, em Machadinho do Oeste, com corte de cabelos, aferição da pressão arterial, exames glicêmicos, aplicação de flúor, distribuição de escovas dentais e almoço comunitário.

Ação Social em Unidade de Conservação

Crianças e adultos foram beneficiados pelas ações sociais e interativas

Além disso, foi apresentado o Contrato de Cessão de Direito Real de Uso (CCDRU), ferramenta que regulamenta o direito do uso real das áreas de conservação pelas famílias que nelas habitam, de forma que possam desenvolver atividades necessárias para a reprodução sociocultural e econômica, sendo essas atividades de acordo com o plano de manejo para as Reservas Extrativistas (Resex) e o Plano de Desenvolvimento Sustentável dos Assentamentos (PDSA).

A ação teve como objetivo resgatar a autoestima desses extrativistas importantes para a preservação e conservação das unidades.

Foram discutidos diversos projetos que serão implementados nas unidades, como o turismo ecológico e parcerias para a produção de bolsas, sapatos e bolas com o tecido ecológico feito de borracha. A Coodenadoria explicou que essas ações trarão de volta o sentimento de autossuficiência há tempos perdido pelos extrativistas.

O evento ainda contou com a participação do Instituto Mix.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Livia Balbino
Fotos: Denison Trindade Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ecologia, Meio Ambiente, Rondônia, Solidariedade


Compartilhe