Governo de Rondônia
19/04/2024

MEIO AMBIENTE

Extrativistas são beneficiados com ações sociais na Unidade de Conservação Maracatiara em Machadinho do Oeste

23 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Coordenadoria de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedam) realizou na sexta-feira (19) ação social na Unidade de Conservação Maracatiara, em Machadinho do Oeste, com corte de cabelos, aferição da pressão arterial, exames glicêmicos, aplicação de flúor, distribuição de escovas dentais e almoço comunitário.

Ação Social em Unidade de Conservação

Crianças e adultos foram beneficiados pelas ações sociais e interativas

Além disso, foi apresentado o Contrato de Cessão de Direito Real de Uso (CCDRU), ferramenta que regulamenta o direito do uso real das áreas de conservação pelas famílias que nelas habitam, de forma que possam desenvolver atividades necessárias para a reprodução sociocultural e econômica, sendo essas atividades de acordo com o plano de manejo para as Reservas Extrativistas (Resex) e o Plano de Desenvolvimento Sustentável dos Assentamentos (PDSA).

A ação teve como objetivo resgatar a autoestima desses extrativistas importantes para a preservação e conservação das unidades.

Foram discutidos diversos projetos que serão implementados nas unidades, como o turismo ecológico e parcerias para a produção de bolsas, sapatos e bolas com o tecido ecológico feito de borracha. A Coodenadoria explicou que essas ações trarão de volta o sentimento de autossuficiência há tempos perdido pelos extrativistas.

O evento ainda contou com a participação do Instituto Mix.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Livia Balbino
Fotos: Denison Trindade Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ecologia, Meio Ambiente, Rondônia, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo