Governo de Rondônia
20/04/2024

Famílias estão mais animadas com o plantio de café

23 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

5 - cafeicultor

A família Engelhardt é um bom exemplo das milhares de famílias que vivem nas áreas rurais do estado de Rondônia. Com uma produção pequena e variada, eles plantam em sua propriedade, localizada na Linha 9 – município de Cacoal, café, cacau, feijão, árvores frutíferas e ainda criam cerca de 80 cabeças de gado de corte.

O agricultor João e a esposa Cleusa se estabeleceram na área rural de Cacoal em 1973. Dois anos depois, em 1975, deram início ao plantio de café. Ao longo do anos, eles vivenciaram a ótima fase do café na região, que inclusive tornou Cacoal conhecida até hoje como a “Capital do Café”, mas também acompanharam o retrocesso da produção.

Mas hoje, com quatro alqueires de café plantados em sua propriedade, de um total de 40 alqueires, João, a esposa e seus três filhos se mostram admirados com a produção. “Este ano a produção de café foi boa, bem melhor do que a gente esperava. Acho que no final vai dar umas 110 sacas. Estamos muito satisfeitos”, resumiu João Engelhardt.

A propriedade da família é simples, ainda não conta com grandes tecnologias voltadas ao aumento da produção, mas o incentivo que o Governo de Rondônia vem demonstrando ao café em todo o estado tem animado a família.

5 - familias cacoal

“O Governo do Estado agora está mostrando interesse e uma preocupação em cima do café e está investindo. Isso tem animado a gente. A colheita do caféé difícil, leva uns três meses, mas quando vale a pena e tem valorização a gente faz com mais vontade. Este ano vamos conseguir uns R$25.000,00 com a nossa produção”, enfatiozu João Engelhardt.

Esta semana, durante a Rondônia Rural Show em Ji-Paraná, o governador Confúcio Moura apresentou o certificado “Café de Rondônia”. Emitido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o certificado assegura o padrão do café produzido em Rondônia e serve como um alerta para investimentos nessa frente agricultável que está sendo resgatada e incentivada.

A revitalização da cafeicultura de Rondônia, que recentemente foi tema de dia de campo realizado na área rural de Cacoal, é uma iniciativa do governo para fomentar o desenvolvimento da cafeicultura e consequentemente do estado.

Café em Cacoal

De acordo com dados repassados pela Emater de Cacoal (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), em 2013 a produção de café em Cacoal foi de 189 mil e 200 sacas. Aproximadamente 2.300 propriedades rurais do município contam com o plantio do café.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin - Assessoria Regional de Cacoal
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo