HABITAÇÃO

Famílias recebem chaves de casa própria e iniciam mudança para o Jardim dos Lagos, em Rolim de Moura

10 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Rolim de Moura 10-08 Solenidade de entrega 370casas do Res. Jardim dos Lagos_-43

Famílias participaram da solenidade de entrega das casas

A vida de 370 famílias de baixa renda da cidade de Rolim de Moura mudou significativamente na manhã desta segunda-feira (10). Muitas famílias pagavam aluguel ou moravam de favor na casa de parentes e amigos. Clemilda Conceição Marino conta que ela e a família moravam de aluguel, pagavam R$ 150 por mês, agora foi contemplada com uma casa no conjunto habitacional Jardim dos Lagos do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal e Morada Nova do Governo do Estado. Ela irá pagar apenas uma taxa de R$ 25 por mês. O imóvel custa R$ 62 mil e, no entanto, Clemilda Conceição irá investir no imóvel apenas R$ 3 mil ao longo de 10 anos.

O governador Confúcio Moura lembrou que inicialmente Rondônia havia sido contemplado com apenas cinco mil unidades habitacionais e, diante do déficit de moradia que existe, pediu para a presidente Dilma aumentar o número de unidades e foi atendido. “Rondônia foi contemplado com 20 mil unidades habitacionais na zona urbana e quatro mil na zona rural, é a primeira vez que esse benefício chega ao pequeno produtor rural”, afirmou o governador.

Rolim de Moura 10-08 Solenidade de entrega 370casas do Res. Jardim dos Lagos_-18

Governador entregou as chaves para os beneficiados

Confúcio Moura disse que faz questão que lembrar que o projeto habitacional Minha Casa, Minha Vida chegou a Rondônia pelas mãos da presidente Dilma Rousseff e que tem gratidão e reconhecimento pelo benefício que hoje chega a milhares de famílias em Rondônia. “Se não fosse a presidente, não tinha nenhuma casa aqui”, destacou o governador.

A secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Valdenice Domingos Ferreira, disse que as 370 casas que estão sendo entregues faz parte da segunda etapa do projeto em Rolim de Moura, tendo em vista que em 2012 já foram entregues 400 unidades dos conjuntos habitacionais Jatobá I e II totalizando agora 770 novas moradias no município. Foram investidos na construção das unidades habitacionais mais de R$ 22 milhões, com contra partida do governo do Estado.

O prefeito de Rolim de Moura, Luizão do Trento, também destacou a importância do projeto habitacional e a parceria do governo do estado nesse trabalho. O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcio Maurão, disse que o imóvel tem 42 metros quadrados, sendo dois quartos, sala, cozinha e banheiro e toda a infraestrutura para oferecer dignidade as famílias que vão morar no conjunto.

O senador Valdir Raupp disse que o Governo Federal está construindo mais de 2 milhões de unidades habitacionais em todo o Brasil e destacou que o projeto atende pessoas carentes com moradia digna com toda a infraestrutura, como energia elétrica, água tratada, asfalto e saneamento básico a exemplo das casas que estão sendo entregues em Rondônia.

Veja fotos do evento

Texto: Eleni Caetano