Governo de Rondônia
25/04/2024

AVICULTURA

Famílias ribeirinhas recebem capacitação em Avicultura

14 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A avicultura é uma importante fonte de renda para agricultura familiar

Famílias de agricultores que vivem às margens do rio Madeira, na comunidade maravilha e Niterói, participam de capacitação para produção de aves domesticas, ministrada pelos extensionistas do escritório local da Emater-RO, em Porto Velho. A localização privilegiada dessa população, que mora de frente para a capital, facilita a realização de cursos ministrados em módulos, com um calendário adequado aos participantes e a disponibilidade dos técnicos.

A escolha da avicultura para a capacitação dos produtores ribeirinhos se deve à facilidade de comercialização do produto, galinhas e ovos, diretamente ao consumidor, inclusive através das feiras,  também pela oportunidade de iniciar uma produção com baixo custo no investimento, com a possibilidade de aproveitar matérias reuso na confecção de equipamentos e infra-estrutura de produção.

materiais de reuso baixa custo e evita poluição ambiental com descarte inadequado

O Extensionista Josciney Viana de Faria acompanhado do estagiário de medicina veterinária Flavio Scolari, orientaram os produtores e produtoras na produção racional de aves tanto para corte quanto para postura, obedecendo às boas práticas na nutrição, sanidade e manejo da criação. Os técnicos ensinam as famílias agricultoras a construir comedouros, bebedouros e até máquina de depenar, utilizando materiais disponíveis na comunidade ou de fácil aquisição no comercio local.

Estas famílias são beneficiarias do programa de fomento a produção, que disponibiliza até R$ 2400,00 para o desenvolvimento de atividades geradoras de renda, para ter acesso ao crédito é necessário a pessoa está inscrita no Cadastro Único. A mobilização dos participantes e coordenação da capacitação é feita pela extensionista social Julia Costa Muniz de Souza, do escritório local da Emater-RO Porto Velho.

Leia mais:

Emater recebe visita do ouvidor geral do Estado

Dia Especial mostra eficiência de desenvolvimento de piscicultura com sustentabilidade


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo