Habitação

Camareira recebe a primeira casa do condomínio popular em Cacoal

04 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Maria A. Oliveira

Maria Oliveira agradece moradia

Conjunto habitacional é atendido por sistema de energia solar

Tomada pela emoção, a camareira Maria Aparecida de Oliveira foi a primeira a receber as chaves da casa própria no conjunto habitacional Alpha Park em Cacoal. “Primeiro a Deus, depois aos governantes que me deram esta oportunidade de ter uma moradia digna”, agradeceu a camareira, logo que recebeu as chaves da casa das mãos do governador do estado Confúcio Moura na solenidade oficial em que foram entregues 417 moradias na tarde de quinta-feira, 3. Todos os contemplados já podem providenciar as mudanças.

Entrega chave

Maria Aparecida de Oliveira recebendo as chaves da casa

“Eu rezei bastante quando fiz a inscrição para ganhar uma casa do governo. Nunca pude comprar uma casa porque ganho só um salário mínimo”, disse emocionada a camareira, que vive com três filhos menores. A casa dela, assim como as demais, conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Tudo na cerâmica. “Desejo boa sorte às pessoas para que acreditem sim que é possível ganhar uma também”, incentivou a camareira, às famílias necessitadas que também busquem este sonho.

Os imóveis construídos pelo programa Morada Nova, do governo do estado, são servidos por sistema de aquecimento solar, o que vai beneficiar aos moradores diretamente na redução do consumo de energia elétrica. Dotado de infraestrutura urbana, as casas são abastecidas por água tratada e o esgoto é recolhido a uma estação de tratamento diretamente no conjunto habitacional eliminando de vez a perfuração de poços e de fossas.

Gilson de Almeida gerente Cef

Gilson de Almeida, superintendente da CEF

A prefeitura municipal e o governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal, participaram junto ao governo estadual do processo de construção de moradias populares. O prefeito Franco Vialetto agradeceu o apoio do governo do estado neste projeto e destacou que a entrega das 417 casas representa dignidade a essas famílias.

“O governo estadual é um parceiro, um companheiro de Cacoal. Mais importante que entregar essas casas é oportunizar a essas pessoas uma qualidade de vida melhor. É dar dignidade a elas”, discursou o prefeito Vialetto.

IMG_4393

“É um sonho que se torna realidade. É muito importante manter essa parceria com o Poder Público porque a Caixa Econômica é mais que um banco, proporciona a realização de sonhos, como este que estamos compartilhando neste momento”, disse Gilson de Almeida, o superintendente em exercício da Caixa Econômica Federal na solenidade de entrega dos imóveis em Cacoal.

O governador Confúcio Moura destacou que o cidadão tem o direito à moradia assegurada em convenção há mais de sessenta anos. “O que estamos fazendo é a promoção deste bem estar social”, frisou o governador, que, inspirado no poema “Minha Aldeia” do poeta português Antonio Gedeão, conclamou aos novos moradores do Alpha Park para que transforme o conjunto habitacional numa aldeia de vizinhos. “Desejo que estas casas e estas famílias sejam todas abençoadas”, finalizou o governador

Mais Moradias

A parceria entre os governos federal e estadual na construção de habitações populares programa o atendimento a 20 mil famílias em Rondônia, deste total 17 mil já estão em fase de construção e/ou já foram entregues aos seus donos em diversas cidades. Em Rolim de Moura, Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal centenas de famílias de baixa renda já estão de endereço novo.

IMG_4364

“Hoje é um dia histórico para Cacoal pela entrega destas casas. São casas de qualidade”, destacou Márcio Félix, o secretário de estado de Assistência Social, pasta no governo estadual responsável em proporcionar dignidade às famílias em vulnerabilidade social.

Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional de JI-Paraná
Fotos: Marcos Freire