Governo de Rondônia
29/03/2024

SEMANA NACIONAL

Fapero tem inscritas 36 instituições para a 4ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Porto Velho

25 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Fiocruz

Pesquisadores da Fiocruz mostrarão experiências que engrandecem a ciência em Rondônia

Antes de visitar os estandes da 4ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, de 6 a 8 de outubro, no campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (Unir), o público rondoniense olhará para o céu na noite do próximo domingo (27) para apreciar o eclipse total da lua.

Esse é o primeiro compromisso firmado por cientistas de diversas instituições para a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá de 19 a 25 de outubro, evento que no ano passado reuniu aproximadamente 16 milhões de pessoas no País.

“Luz, Ciência e Vida”. Este é o tema da Semana, motivado pela decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, ao proclamar 2015 como Ano Internacional da Luz.

“Popularizar a ciência. Este é o nosso desafio na Capital e no interior”, disse o presidente da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), Francisco Elder Souza de Oliveira.

Segundo ele, sem pagar ingresso, crianças, jovens e adultos conhecerão diversos feitos rondonienses no setor. “Certamente, as pessoas se surpreenderão, pois os conceitos tecnológicos dessa mostra são usados não apenas na ciência, mas na saúde, agricultura, educação, até no esporte, com a finalidade de obter transformações sociais”, antecipou Elder de Oliveira.

O interior também conhecerá os feitos de seus pesquisadores e cientistas. Até agora, 36 instituições federais e estaduais se inscreveram na Fapero para promover eventos em Ariquemes, Cacoal, Costa Marques, Ji-Paraná, Espigão do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho, Rolim de Moura e São Miguel do Guaporé.

Sem recursos financeiros, Elder de Oliveira disse que a Fapero obteve valiosas parcerias: o Ifro cedeu espaço, internet sem fio e transporte de caravanas; e o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae), espaço, recursos humanos e trabalhos.

A 4ª Mostra, cuja abertura oficial será no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, tem participação direta da Embrapa, Fiocruz, Eletrobras, Ceplac, Emater, Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Secretaria Estadual de Educação (Seduc), entre outros órgãos e instituições.

No dia 6 de outubro, entre 10h30 e 12h, o professor-doutor, Dorisvalder Dias Nunes, da Unir, falará a respeito das contradições e desafios da questão socioambiental em Rondônia, apontando pesquisas e possibilidades para o Ifro.

Das 14h às 18h, na quadra poliesportiva do campus, pesquisadores da Embrapa apresentarão as mais recentes novidades com as culturas cafeeiras, soja, pecuária e floresta. A Emater cuidará do cenário e perspectivas da aquicultura, e demonstrará a regularização ambiental da pequena propriedade rural. O Sest-Senat vai expor trabalhos do Programa Jovem Aprendiz.

Das 16h às 18h, a professora-doutora, Marialice Antão, da Faro, tratará da educação ambiental e da coleta seletiva. Em outra sala, no mesmo horário, o professor Henrique Brasil explicará a produção de sabão.

“GATOS” E LAMPARINA

No dia 7, usando van itinerante, a Eletrobras demonstrará o consumo consciente do uso de energia elétrica seguro e sem desperdício. Em Porto Velho, vários bairros ainda usam energia de maneira clandestina, mantendo os conhecidos “gatos” ou “rabichos”.

Francisco Elder  (3)

Elder de Oliveira disse que todas as experiências científicas de Rondônia serão conhecidas

Aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas ainda não dispõem de eletricidade no mundo. “Há lugares onde o excesso de iluminação polui o céu, porém, há outros, onde a lamparina a querosene compromete a saúde de quem a utiliza”, destaca o folder de divulgação da 12ª Semana.

Em 2014, o Prêmio Nobel de Física foi dividido entre três cientistas que desenvolveram o LED azul, fonte de luz mais eficiente e ecologicamente correta.

Em 2015 comemora-se o milésimo aniversário do surgimento de Kitab al-Manazir, notável tratado de sete volumes sobre óptica, escrito pelo cientista árabe Ibn al-Haytham.

PROJEÇÃO NACIONAL

Pesquisadores e alunos da Fundação Oswaldo Cruz Rondônia (Fiocruz) guiarão o público por laboratórios para relatar experiências na identificação e controle de doenças amazônicas. Segundo Elder de Oliveira, Rondônia caminha para se tornar referência nacional e internacional em saúde humana, por contemplar doenças negligenciadas – aquelas que não recebem a devida atenção de grandes laboratórios ou instituições.

Em hepatites virais, a hepatite D (ou delta), causada pelo vírus D (VHD) é intensamente estudada in house (em casa) por cientistas de diversas instituições brasileiras. No entanto, sua projeção máxima é hoje dada pela Fiocruz, nos laboratórios do Cepem/Sesau e Cemetron, na Rua da Beira, em Porto Velho.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental mostrará programas de computador com os quais melhora a sua prestação de serviços. A Seduc apresentará experiências de robótica e divulgará a Feira de Rondônia de Científica de Inovação Tecnológica (Ferocit 2015).

O Mundo Senai, ação institucional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, apresentará trabalhos de alunos baseados em ações tecnológicas, em sua sede na Avenida Farqhuar (Bairro Arigolândia). Paralelamente, oferecerá palestras, minicursos e mostra cultural. No mesmo local, a agência municipal do Sistema Nacional de Emprego cadastrará pessoas para vagas de trabalho.

Uma rede de voluntários apresentará atividades do evento Acqua Viva Rede Unir em 32 dos 52 municípios. No Km 6,5 da BR-364, em Porto Velho, a Faculdade de Rondônia (Faro) professores e alunos mostrarão o que fazem nas áreas de ciências exatas, sociais, humanas e saúde.

Em Cacoal (a 500 quilômetros da Capital), o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) divulga seus feitos no campus situado no Km 228 da BR-364, Lote 2.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Bruno Corsino e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo