Governo de Rondônia
24/04/2024

BLOCO DA SOLIDARIEDADE

Farmacêuticos promovem campanha de doação de sangue em Rondônia

12 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Raiane

A farmacêutica Rayanne participa da campanha

Farmacêuticos de Rondônia, atentos às necessidades de doação de sangue no período de carnaval, colocaram o bloco da solidariedade nas ruas e participam da campanha nacional Farmacêutico F+. Ação está ocorrendo em todas as unidades da Fundação Hemocentro do estado, nesta quinta e sexta-feira (13), onde profissionais e acadêmicos da área buscam garantir o estoque de sangue para os dias de carnaval.

Em Porto Velho, a acadêmica de Farmácia Eva Maria vestiu sua fantasia da solidariedade e foi fazer sua primeira doação de sangue nesta manhã. “Estou muito feliz em poder exercer cidadania. Tenho consciência de que poderei salvar muitas vidas com essa minha atitude”, diz Eva.

Quem também aderiu essa iniciativa foi o Elbert Merlin, que pensando nas necessidades dos dias de folia, procurou o hemocentro para fazer sua doação voluntária. “Eu acredito ser muito importante esse ato. Estou sempre pronto para salvar vidas. É um sentimento de dever cumprido como cidadão”, explica o doador.

De acordo com a farmacêutica coordenadora da ação, Rayanne Rafaella Xavier Lopes, a campanha busca conscientizar os profissionais farmacêuticos e estudantes sobre o direito e o dever da sociedade civil de estar informada sobre onde doar, como doar e por que doar.  A  expectativa é conseguir 100 mil doadores em todo o Brasil e em Rondônia mil nos dois dias de campanha. “É uma forma que nós farmacêuticos encontramos de ser solidários, além de contribuir para divulgação da atribuição farmacêutica em banco de sangue e promover o farmacêutico como aliado do Sistema Único de Saúde (SUS), em prol da qualidade de vida de quem doa e de quem recebe”, enfatiza Rayane.

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, ressalta a importância dessa iniciativa, “É excelente ver profissionais comprometidos com a vida. O sangue não pode ser comprado e requer que todos os cidadãos tenham consciência de manter o estoque em dia. Parabenizo todos os farmacêuticos pelas boas práticas e pelo brilhante trabalho em prol da vida”, destaca.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo