Governo de Rondônia
19/04/2024

ESPORTE ESCOLAR

Fase Metropolitana do Joer movimenta classe estudantil na Capital até dia 7 de agosto; governador garante o fortalecimento dos Jogos Escolares

31 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Abertura dos Jogos Escolares de Rondônia no Cláudio Coutinho

O esporte escolar traz vivência, fortalece o desenvolvimento da capacidade de equipe, bem como amplia os laços de cidadania e socialização dos jovens. Foi com essa visão motivadora que o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, participou na noite de terça-feira, 30, da cerimônia de abertura da edição 2019 dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), Fase Metropolitana, com competições que serão disputadas em Porto Velho, no período de 30 de julho a 7 de agosto, envolvendo comunidades estudantis da Capital  e os distritos de União Bandeirantes, Jaci-Paraná, Calama e do baixo Madeira, além dos municípios de Itapuã do Oeste e Candeias do Jamari.

Governador ressaltou a importância do esporte para a formação do cidadão

A abertura aconteceu no ginásio de esportes Claudio Coutinho que ficou lotado por estudantes, familiares e amantes do esporte, fazendo com que muitos recordassem da época em que o local estremecia em competições desta natureza. Nos Jogos Escolares deste ano serão disputadas competições de basquete, futsal, futebol, handebol, vôlei de praia, voleibol, atletismo, judô, tênis de mesa, xadrez, atletismo paralímpico, bocha adaptada, judô paralímpico e outras modalidades, com destaque para várias categorias entre masculino e feminino.

Para se ter uma ideia do quanto os Jogos Escolares de Rondônia atingiram grandes proporções, estarão envolvidos estudantes de 80 escolas, entre publicas e privadas que demonstrarão  todo o potencial dentro de cada modalidades esportivas. Ao todo, aproximadamente 2.300 participantes estão envolvidos nos Jogos Escoares deste ano, entre estudantes, professores e coordenadores.  Os Jogos Escolares de Rondônia são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc),

“É através do esporte que podemos fortalecer o caráter e espírito de equipe em cada aluno. Eu fui atleta e sigo esse lema e dicas de vida até hoje, e fico feliz em olhar nos olhos dos nossos alunos e ver a alegria com que eles estão fazendo esta festa e se confraternizando. Há mais de três décadas o Joer é esperado e o objetivo é fortalecer os Jogos Escolares de Rondônia e, com isso, sabemos que estamos fortalecendo os nossos alunos para que possam garantir a orientação e, consequentemente, garantindo uma vida futura prospera não somente para os alunos, mas, também para a sociedade”, argumentou o governador.

Ao lado do governador, o secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda, deixou claro que os Jogos Escolares de Rondônia têm por finalidade promover, através da prática desportiva, a relação educacional e cultural envolvendo os jovens alunos das escolas, ou seja, que fazem parte do sistema educacional, propiciando a todos a oportunidade de participar na construção da cidadania. Também foi destacado que o Joer promove o intercâmbio entre os alunos e fomenta o surgimento de novos talentos esportivos no Estado, a exemplo do que já aconteceu em anos anteriores em que alunos revelados no Joer alçaram voos mais altos e se destacaram em competições nacionais e internacionais.

A agitação e alegria tomaram conta do ginásio de esporte Claudio Coutinho a cada delegação de escola que era chamada para se apresentar, deixando evidente que se trata de um grande evento para cada escola e, sem dúvida, o mais esperado entre a classe estudantil. A grande festa de abertura, onde o som das músicas se misturava aos gritos das torcidas, marcou a noite de terça-feira e o próprio governador reforçou que os Jogos Escolares contribuem com o objetivo de incentivar a prática esportiva principalmente para uma geração saudável.

Durante a cerimônia de abertura da Fase Metropolitada do Joer foi destacado o paratleta Elizeu de Sá Pires que em 2009 conquistou a medalha de bronze no arremesso de peso ao disputar a etapa Centro Oeste, em Brasília/DF. Também foi lembrada a conquista de Elizeu da medalha de prata, na modalidade de halterofilismo, ocorrida há 10 anos, na Inglaterra.

Conforme enfatizado na abertura da Fase Metropolitana, os campeões representarão suas regionais nas fases estaduais dos Jogos Escolares, previstas para 14 a 21 de agosto, etapa modalidades coletivas. A fase estadual paralímpica está marcada para 21 a 24 de agosto, em Vilhena. De 4 a 10 de outubro acontece a fase estadual modalidades individuais, em Ji-Paraná.

Leia mais:

 Jogos Escolares de Rondônia seguem a todo vapor para Novas Etapas

 Treinamento em família trouxe resultados positivos nas competições do Jogos Escolares de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Nilson Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo