FLUÊNCIA EM INGLÊS

Fase presencial do programa Conexão Mundo é iniciada em Porto Velho

04 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A fase presencial do programa Conexão Mundo foi aberta nesta segunda-feira (03)

Começou na segunda-feira (3), em Porto Velho, a fase presencial do programa Conexão Mundo. O Programa é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Ong Us-Brazil Connect, que propõe o aprimoramento na fluência do idioma inglês.

A programação ocorre em quatro momentos distintos: 1) fase de interação online; 2) fase de interação presencial; 3) retorno à fase online e 4) finalmente, após a fase de seleção de alguns alunos, que apresentarem maior evolução no idioma, estes terão a oportunidade de realizar a viagem de imersão aos Estados Unidos para um programa de estudos e atividades culturais durante duas semanas.

Nesta segunda fase, uma equipe de americanos, coaches e coordenadores estão em Porto Velho, para interagirem presencialmente com os alunos, até o dia 21 de julho. No decorrer desse período todos os alunos estarão reunidos, no Hotel Rondon nesta semana, e nas próximas duas na Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia , das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. Além da aprendizagem de língua inglesa com nativos, os alunos participarão de várias atividades lúdicas como: produção de vídeos; oficinas de música e dança; visita a uma indústria local, prática de atividades esportivas, etc.

O governador Confúcio Moura marcou presença no final da abertura para interagir rapidamente com os participantes

“Este Programa representa um marco no ensino de línguas estrangeiras no estado de Rondônia, pois traz uma oportunidade inigualável de aprendizagem, baseada na afetividade construída na relação de amizade entre os jovens brasileiros e americanos”, afirmou  o coordenador do programa Conexão Mundo pela Seduc, Djair de Sousa.

Na solenidade comporam a mesa, Diretora Geral de Educação da Seduc, Angelica Ayres, o assessor de assuntos pedagógicos, Thalles Gomes, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, o coordenador do programa Conexão Mundo pela Seduc, Djair de Sousa, e representando a presidente Mary Gershwin da Ong Us Brazilk, Brianne Erger. De acordo com Marcelo Thomé, o objetivo do Programa é proporcionar   experiências únicas de qualificação para os brasileiros, ao atribuir a devida importância do idioma inglês para a vida pessoal e profissional dos estudantes. No final do evento o governador Confúcio Moura marcou presença, onde interagiu rapidamente com os participantes  e parabenizou à equipe pela dedicação e aos alunos pelo empenho em participar do programa.

Tiveram oportunidade de falar sobre a importância do Conexão Mundo, os alunos que participaram do programa em anos anteriores, e que foram contemplados com a viagem aos Estados Unidos. Eles incentivaram os demais estudantes, por meio dos relatos   das experiências vividas por eles, a se esforçarem, dedicarem e extraírem o máximo de informações de seus coaches. Na edição de 2016, os alunos da Escola Anísio Teixeira contemplados com uma viagem a Colorado (EUA) foram José Santana, Beatriz Melo, Sânmela Eloá. Todos viajaram com acompanhados do coordenador Djair de Souza.

A novidade deste ano é que, desde 2013 e até 2016 apenas a Escola Estadual de Tempo Integral Anísio Teixeira, em Porto Velho, havia participado. Para 2017, o programa foi estendido às Escolas Major Guapindaia, John Kennedy e Barão do Solimões, também da capital.

Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Quintela Estevão