Governo de Rondônia
23/04/2024

INCLUSÃO SOCIAL

Fease destaca realização do projeto “Giro de Notícias”; medida contribui para desenvolvimento educacional

29 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Atividade consiste em fazer um giro de notícias pelos principais jornais eletrônicos e a exposição das matérias em destaque

O Governo de Rondônia, por meio da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo de Rondônia (Fease), está realizando de forma semanal, o projeto “Giro de Notícias”, para levar informações as adolescentes da Unidade de Internação Provisória e Sentenciada Feminina (Unif) de Porto Velho .

O projeto tem como objetivo manter as internas atualizadas sobre os acontecimentos no Estado, no Brasil e no mundo, contribuindo para que não haja uma desconectividade social, com a democratização das informações. A atividade consiste em fazer um giro de notícias pelos principais jornais eletrônicos disponíveis na internet e a exposição das matérias em destaque, utilizando notebooks e projetores.

Por outro lado, é destacado o uso destas informações obtidas com tarefas escolares por meio de redação, bem como na ocasião da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em concursos públicos, que futuramente estarão participando.

O presidente da Fease, Antônio Francisco Gomes Silva, reconhece a importância do projeto desenvolvido pela direção da unidade, por trazer às adolescentes a oportunidade de receber notícias que fazem parte do aprendizado e da vida. “A educação é uma preocupação da gestão Marcos Rocha, pois mesmo privadas de liberdade, essas adolescentes usufruem desse direito de forma efetiva e eficaz”.

A diretora da Unif, Eliete Mota de Almeida Marinho, salienta que o projeto “Giro de Notícias” teve uma boa aceitação por parte das adolescentes, surpreendendo a direção da unidade, sendo possível o diálogo entre todos.

Para o idealizador do projeto e assistente social, Luciano Pinheiro Torres, o projeto busca diminuir os impactos sociais negativos da internação, garantindo a democratização da informação, evitando disparidade na concorrência com demais adolescentes, que não se encontram em privação de liberdade na hora de realizar o Enem ou concursos públicos.

Torres ressalta que os frutos colhidos pelo projeto são satisfatórios, pois as adolescentes relataram ter maior facilidade na hora de desenvolver redações, usando assuntos do projeto “Giro de Notícias”. “O projeto também trouxe um despertar para a profissão de jornalista, já que as adolescentes gostam de realizar a busca por matérias e apresentações”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Felipe Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo