Governo de Rondônia
16/04/2024

Programa Amigo da Socioeducação

Governo do Estado de Rondônia

O que é o Programa Amigo da Socioeducação?

O Programa Amigo da Socioeducação tem natureza voluntária e gratuita, na forma da Lei Estadual nº 1.390, de 15 de setembro de 2004, que possibilita entre as muitas áreas em que o serviço voluntário pode se manifestar, não gerando vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afins, sendo obrigatória a celebração de Termo de Adesão e Compromisso de Voluntariado entre a Fease. Esse compromisso será mediado pela Coordenadoria Técnica da Fease e o prestador do serviço voluntário, devendo constar o objeto, as condições de suas atribuições, bem como os dias, horas e descrição das atividades que serão desempenhadas.

Entre as muitas áreas em que o serviço voluntário pode se manifestar, uma é a educação, na medida em que promove a participação social e a aprendizagem de valores como cidadania e solidariedade. Essa combinação, de aplicação recente, só acontece quando cada parte chega ao momento certo para aceitar e incorporar a outra, transformando-se em um só movimento. O Programa Amigo da Socioeducação visa, de forma colaborativa, dar suporte às atividades aos socioeducandos nas unidades socioeducativas, auxiliando nas atividades junto aos servidores efetivos para melhoria na qualidade da Socioeducação.

Finalidades das atividades do voluntário nas unidades socioeducativas.

Dar suporte no atendimento ao socioeducando durante a rotina, auxiliar nas atividades, esportivas, recreativas, de arte e cultura, sendo as seguintes modalidades: capoeira, violão, esportes e recreação.

Exigências para ser Amigo da Socioeducação.

Ter idade mínima de 18 anos, formação mínima de Ensino Fundamental completo e desejar participar do programa, para auxiliar nas diversas atividades educacionais das unidades socioeducativas a que este demonstre interesse em atuar como voluntário.

Documentos que devem ser apresentados.

Deverão ser apresentados no momento da entrevista: cópias e originais dos documentos de identidade, certidão de antecedentes criminais, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência, documento de escolaridade e, se do sexo masculino, comprovante da situação militar.

Seleção para o Programa Amigo da Socioeducação.

A inscrição deverá ser realizada por meio do link, que será disponibilizado no Edital e a Ficha de Inscrição, que deverá ser preenchida com dados pessoais do candidato ao Programa Amigo da Socioeducação, momento em que o comprovante de inscrição será impresso. Só será válida a última inscrição realizada pelo candidato.

Os candidatos selecionados serão convocados para entrevista que será realizada pela Comissão da Fease e a divulgação do resultado final da seleção para Amigo da Socioeducação, incluindo os selecionados que comporão o cadastro de reserva, serão divulgados no portal https://rondonia.ro.gov.br/fease/publicacoes/.


Compartilhe


Pular para o conteúdo