Governo de Rondônia
29/03/2024

FEROCIT

Feira Científica de Inovação e Tecnologia divulga programação e prorroga inscrições até 5 de agosto, em Porto Velho

14 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

ferocit_hortacanopvc

Painel com descrição de invento na Ferocit de 2015 em Porto Velho

A 3ª Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia (Ferocit), promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) com acesso gratuito, prorrogou as inscrições até meia-noite do dia 5 de agosto próximo, informou o técnico Ederson Rodnei Dantas Rodrigues, um dos seus coordenadores.

O evento já tem programação: será aberto oficialmente no dia 13 de setembro às 9h e das 10h30 às 18h avaliará projetos na exposição, promoverá atividades culturais e palestras com notáveis cientistas nacionais.

Das 14 às 17h, o diretor do Instituto de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professor Ivo Leite Filho, dirigirá oficina com o tema Como orientar projetos de pesquisa na Educação Básica. Ele se doutorou em Educação na Universidade de São Paulo (USP), em 2003, e desenvolveu diversos projetos da Estação Ciência dessa instituição.

Ivo Leite é coordenador da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetecms) e Expociência Centro-Oeste. Também colaborou diretamente na organização da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Epusp); prestou consultoria ao Ministério da Educação (MEC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

No dia 14, a Ferocit expõe e avalia projetos das 8h às 18h, período em que também haverá atividades culturais. Das 9h ao meio-dia, o professor Ivo Leite ministrará a mesma oficina do dia anterior.

Das 15h às 16h, a professora doutora Solange Bianco Borges Rodrigues Romeiro fará palestra com o tema Pesquisa como processo pedagógico no Ensino Básico. Ela é coordenadora da 31ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec 2016) e integrante da comissão central e de premiação.

Pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Solange Bianco é docente do curso técnico de química da Fundação Escola Técnica Liberato Vieira da Cunha e atua em projetos de pesquisa com alunos do Ensino Médio e Técnico dessa instituição.

Das 8h às 17h do dia 15 haverá nova avaliação de projetos. Das 15h às 16h, a professora Márcia Cunha dos Santos, também integrante da Fundação Liberato Cunha, dará palestra com o tema Experiência e êxito em projetos de pesquisa no Ensino Médio.

ferocitEm 2015, Márcia Cunha recebeu dois prêmios: CREA-RS de Inovação Tecnológica, Unisinos na mesma categoria, classificando-se em 1º lugar em engenharia eletrônica na Mostratec.  Este ano, recebeu o prêmio Anna Frida Hoffman, PoliGen, na USP e o 1º lugar em Engenharia, Febrace 14.

Classificou-se ainda em divulgação científica, no Proyecto Multimedia Final Continental em Guadalajara, Jalisco (México); 4º em Engenharia Biomédica na International Science and Enginneering Fair (Intel-ISEF), em Phoenix, Arizona (EUA).

A cerimônia de premiação e encerramento da Ferocit ocorrerá das 18h às 20h.

Leia mais:
Ferocit premiou 14 inventos em 2015
Visite o site da Ferocit


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Assessoria Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Empresas, Governo, Indústria, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo