Governo de Rondônia
Domingo, 07 de março de 2021

GASTRONOMIA

Feira em Ji-Paraná teve como atração o piracau, prato original de Rondônia

30 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Depois de representar o Estado de Rondônia em um festival de gastronomia no Nordeste, a chef Melissa Almeida apresentou sua criação aos visitantes da 5ª Rondônia Rural Show: o piracau, que tem como principal item o pirarucu, peixe original da região amazônica, servido ao molho de chocolate, acompanhado com arroz e farofa de castanha.

Piracau, feito à base do pirarucu, é servido com molho de chocolate, acompanhado com arroz e farofa de castanha

Piracau, feito à base do pirarucu, é servido com molho de chocolate, acompanhado com arroz e farofa de castanha

A rondoniense de 25 anos é descendente de mineiros que migraram para Rondônia na década de 80, e após ter buscado a graduação em gastronomia, no interior de São Paulo, Melissa celebra o resultado do prato que tem como principal item o pirarucu, peixe original da região amazônica, servido ao molho de chocolate, acompanhado com arroz e farofa de castanha.

“Aproveitamos a feira para distribuir a receita desse prato, e minha ideia é criar uma cultura da gastronomia no estado de Rondônia. Temos uma diversidade de ingredientes, mas o hábito de consumir alguns itens é baseado na cultura de outros estados. A partir disso, iniciamos uma nova perspectiva, afinal, tudo depende da nossa criatividade. Já criei outros pratos e já fiz alguns vídeos que foram disponibilizados no YouTube para ensinar como preparar”, comentou a chef.

Otimista, Melissa prepara para este ano, juntamente com a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), a realização de um festival gastronômico em Ouro Preto do Oeste.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Economia, Empresas, Evento, Governo, Infraestrutura, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe