Artesanato

19 de abril de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

feira artesanato 037

foto: Luiz Brito

Segundo informações da Polícia Militar, mais de 5 mil pessoas passaram pelo galpão 2 da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no último final de semana, para prestigiar a 1ª Semana do artesanato de Rondônia que trouxe o tema “O artesanato é cem no centenário da Estrada de Ferro” e foi realizada pelo governo do Estado por meio da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (SECEL).

No espaço estavam reunidos cerca de 100 artesãos de norte a sul do Estado em stands e vitrines, onde eram expostas e comercializadas peças regionais de materiais variados como: madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido entre outros além de literatura nacional, regional e de cordel.

“Não costumo frequentar feiras de artesanato, hoje vim acompanhando uma amiga e me surpreendi, encontrei muita variedade em peças criativas, com ótimos acabamentos e preços excelentes” afirmou a advogada Shirlei Cristina.

Dona Osvaldina Turi, artesã que veio de Cacoal e trabalha com o esposo, o sr. Antônio Tessarolo, produzindo peças em tecido, ficou muito entusiasmada com o resultado, “Nossa, dou nota 100 pra tudo por aqui. Já participei de várias feiras de artesanato, inclusive em Milão na Itália e posso afirmar que em nenhum lugar fomos tão bem recebidos. Sem contar que meu resultado também foi muito positivo, costumo vender cerca de R$ 4 mil por mês e em quatro dias superei esse valor, além disso fechamos uma encomenda com um casal de turistas americanos de mais de 400 peças. Estamos muito felizes” declarou Osvaldina.

“É muito bom ver que nosso trabalho agradou a população e principalmente os artesãos. Estamos com uma equipe muito empenhada e posso afirmar que este evento é só o começo” enfatizou o secretário Francisco Leilson “Chicão”.

Durante todas as noites a população pôde conferir as peças da exposição ao som de artistas regionais como Kali Tourinho e os Kalhordas, Manoa, Beradelia, Caribé, Minhas Raízes, H Montenegro, Silvio Santos e Silvinho, Grupo de Chorinho entre outros.

Esta realização contou com a parceria da Sedam, Seduc, Seas, Plano Futuro, Emater, Semdestur, Fundação Iaripuna e Sebrae.

Texto: Emilli Sousa
Fotos: Luiz Brito