26/04/2024

REGIONAL

Feira vai expor produtos da sociobiodiversidade em Nova Mamoré

20 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Os potenciais gastronômicos e artesanais extraídos da biodiversidade de Nova Mamoré serão expostos na III Edição da Feira da Sociobiodiversidade, que começa amanhã (22), na quadra poliesportiva do Sesc Ler de Nova Mamoré, a partir das 16h30. Realizada pelo Governo do Estado e parceiros, a feira vai reunir 20 estandes com produtos confeccionados pelas associações de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

A solenidade de abertura oficial da feira será realizada às 19h e contará com a presença de diversas autoridades. O público terá até a próxima sexta-feira (24) para conhecer, por exemplo, produtos artesanais em couro como cintos e carteiras. Também serão expostos produtos derivados do leite, castanha, açaí, maracujá, abacaxi, Urucum, entre outros. De acordo com a gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Rúbia Lima, os produtos também serão comercializados representando um complemento na renda dos produtores. “A ideia é aproximar e integrar produtores, empresários, associações e comunidades da Região do Mamoré com objetivo de promover a visibilidade da produção local no segmento da sociobiodiversidade e fortalecer a cadeia produtiva da região

O evento terá programação ampla e diversificada em parceria com diferentes instituições ligadas ao assunto. Estão previstas apresentações culturais, balcão de atendimento sobre o projeto Benefício da Identidade Jovem voltado aos secretários municipais de Assistência Social com objetivo de repassar orientações para emissão da Identidade Jovem na Faixa etária de 18 a 29 anos.  Os prefeitos, associações e representantes dos municípios vizinhos também receberão orientações para emissão da Carteira do Artesão.

Para o secretário da Sepog, George Braga, o evento atende demanda do governador Confúcio Moura de desenvolver mecanismos que impulsionem a economia local e contribuam com o progresso do Estado. “As perspectivas para sociobiodiversidade na região apontam alternativas de geração de renda para agricultores familiar, extrativistas e comunidades tradicionais, além disso a realização das feiras em anos anteriores alinhadas às ações desenvolvidas pelas instituições parceiras têm incentivado às associações a buscarem a formalidade e desenvolvem suas atividades com cultura mais empreendedora e competitiva, incentivando o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local da Sociobiodiversidade na região”, disse George.

A iniciativa tem como principais parceiros a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento (Sedam) e Sesc Ler.

Texto: Jane Carla
Fotos: Secom