Governo de Rondônia
26/04/2024

TECNOLOGIA

Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia lança rede de laboratórios de pesquisa em agricultura e meio ambiente

07 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), lançou na manhã desta quinta-feira (6), durante encontro realizado em Porto Velho, a rede de laboratórios de pesquisa em agricultura e meio ambiente.

Lançamento da rede de laboratórios da Feparo contou com a presença de representantes de várias instituições

Segundo o presidente da fundação, Francisco Elder de Souza de Oliveira, a rede de laboratórios irá organizar os trabalhos unindo as instituições do governo do Estado, ligados aos setores da agricultura e meio ambiente, com as instituições do governo federal e particulares que estão engajadas nessa parceria. “O governo de Rondônia irá apresentar as demandas e os laboratórios que compõem a rede vão achar as soluções, por meio de estudos e pesquisas”, afirmou o presidente.

Durante o encontro, Francisco Elder também apresentou os programas que estão sendo desenvolvidos pela Fapero em diversas áreas do conhecimento e citou o Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), que já está em fase de prestação de contas e muito contribuiu para a gestão compartilhada em saúde pública do país. Atualmente a Fundação encontra-se com mais de 16 programas em pleno andamento e em torno de R$ 30 milhões aplicados, mas a meta é investir cerca de R$ 40 milhões até o final deste ano.

O governador Confúcio Moura sancionou a lei de criação da Fapero em 2011. Em 2013 a fundação coloca Rondônia na Agência Nacional de Ciências e Tecnologia e firma os primeiros convênios com Capes/MEC, CNPQ, Ministério da Saúde, sendo hoje a Fundação Rondônia a principal fomentadora e carreadora de recursos para a ciência, tecnologia e inovação no estado de Rondônia.

Marcaram presença no evento representantes de vários órgãos e instituições, entre os quais Sedam, Embrapa, Fiocruz, Unir e de faculdades particulares.

Leia mais sobre pesquisas desenvolvidas pela Fapero


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Ecologia, Economia, Educação, Evento, Governo, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo