Governo de Rondônia
29/03/2024

EDUCAÇÃO

Ferocit 2018 terá mais que o dobro de expositores comparada à última edição; são nove países e 13 estados credenciados

28 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Projetos voltadas para diversas áreas serão apresentados na Feira de Rondônia

Encerram-se no dia 10 de junho as inscrições para a 4ª edição da Feira de Rondônia Científica e de Inovação Tecnológica (Ferocit). A feira, que acontece em Porto Velho, do dia 29 a 31 de agosto, se prepara para ser duas vezes maior do que a edição de 2017.  No ano passado foram 48 expositores, mas este ano o total será de 114 estandes, recebendo alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico de instituições estaduais e federais de vários estados do Brasil e ainda de nove países credenciados.

Segundo o coordenador do evento, Ederson Rodrigues, o local está sendo definido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e o nível dos projetos apresentados são de altíssima capacidade. “Teremos, por exemplo, um projeto chamado Verduíno, de uma aluna de Ponta Porã, no Mato Grosso Sul, que é um dispositivo para ponto de colheita que regulariza o tempo em que o alimento deve ser colhido, calculando o período necessário entre transporte e o consumo e maior aproveitamento do produto perecível e sua durabilidade. Isso é sensacional e foi criado por uma aluna do 1° ano do Ensino Médio”, declara.

Estarão presentes alunos de 13 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo, e Rio Grande do Sul. Todos os nove países credenciados para participar também já confirmaram presença: Argentina, Colômbia, China, Indonésia, Itália, Turquia, Ucrânia, México, e Peru. A feira conta com a parceria do 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM), Ifro, Unir, Faro e outras instituições.

O professor Ederson explica que todos os alunos credenciados de Rondônia são inteiramente financiados, com passagens terrestres, hospedagem, alimentação, e translado, sendo possível o financiamento para dois alunos de cada projeto. A banca avaliadora é formada por professores doutores da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

A novidade para este ano, segundo o coordenador, e a parceria da feira com o grupo do Mato Grupo do Sul, os Nerds da Fronteira, que disponibilizarão o Sistema de Avaliação de Feiras Científicas (Safec). “Não vamos trabalhar com papel. Tudo que tiver que ser avaliado será através do sistema, um aplicativo simples que pode ser baixado gratuitamente no celular, onde as notas serão lançadas e, automaticamente, calculadas pelo próprio sistema. Para o credenciamento é utilizado o sistema Even3, e ainda estaremos utilizando o nosso sistema da Ferocit, que tem o banco de dados com informações de todas as edições, desde a primeira em 2014”, conta o professor.

As inscrições devem ser realizadas até o prazo e são válidos projetos nacionais e internacionais que passam pelas áreas de química, física e até agrícolas. A Seduc já encaminhou cartas em inglês e espanhol aos credenciados, e no site da Ferocit, disponibilizado em português, alemão, coreano, espanhol, inglês e francês, é possível ter mais informações sobre o evento e como participar, além da efetivação da inscrição.

Leia mais:

 Ferocit de 2018 será em agosto, reunindo trabalhos de estudantes asiáticos, brasileiros, sul-americanos, europeus; inscrições estão abertas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo