10/05/2024

TECNOLOGIA

Ferocit é encerrada com premiação

09 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

o 1º lugar ficou para integrantes da Escola Sertanista “Francisco Meireles”, de Cacoal, que apresentaram o projeto Conhecimento Tradicional Indígena: Alisante natural para cabelos

O III Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia (Ferocit) iniciado no último dia 6 foi encerrado na noite desta quinta-feira (8) com a premiação aos vencedores. Uma comissão de avaliadores elogiou os projetos apresentados e destacou a participação das escolas públicas e particulares no maior evento do gênero em Rondônia.

O vice-governador Daniel Pereira, o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Márcio Félix; a diretora Geral de Educação da Seduc, professora Angélica Ayres, e a gerente de Educação Básica, Betinha Siqueira, participaram da solenidade de premiação e entregaram troféus e medalhas aos vencedores.

Na disputa do Ensino Médio, o 1º lugar ficou para integrantes da Escola Sertanista “Francisco Meireles”, de Cacoal, que apresentaram o projeto Conhecimento Tradicional Indígena: Alisante natural  para cabelos.

O 2º lugar foi conquistado pelo Instituto Estadual de Educação “Carmela Dutra”, com o projeto Aplicativo Android Aluno Digital.

Uma equipe da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ulisses Guimarães”, de Porto Velho, conquistou o 3º lugar na Ferocit com o projeto Clean Water.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Barão do Solimões” ficou em 4º lugar com o projeto Investindo no capital humano: altas habilidades

A Escola Indígena “José do Carmo Santana”, da cidade de Cacoal, levou o 5º lugar da Ferocit com o projeto  Pintura corporal indígena Paiter.

A organização da Ferocit premiou os trabalhos apresentados pelas escolas do Ensino Fundamental e o Colégio Tiradentes da Polícia Militar II (CTPM), do distrito de Jacy-Paraná, conquistou o 1º lugar com o projeto Robit.
O 2º lugar da Ferocit ficou com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ulisses Guimarães”, de Porto Velho, com o projeto Por um Ambiente Escolar Sustentável e Saudável: Arborização e Criação de Jardins.

O projeto Robo Protótipo Ralador de Sabão, feito a partir do reaproveitamento do óleo de fritura, transformando em sabão em pó apresentado por estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “28 de Novembro”, localizada em Ouro Preto, conquistou o 3º lugar na Ferocit.

A Casa: A transformações no modo de convívio social e na forma de se relacionar através da moradia foi o projeto dos estudantes da  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Izidoro de Souza Meireles”, de Cacoal, e que ficou com o 4º lugar.

Ao final da solenidade, o vice-governador Daniel Pereira cumprimentou a organização da Ferocit e reafirmou o compromisso do governo do Estado em continuar apoiando e incentivando eventos que somam ao processo ensino-aprendizagem.

O secretário adjunto Márcio Félix, em nome do secretário Waldo Alves, agradeceu a participação dos diretores e professores pelo incentivo aos estudantes e a participação na Ferocit, visto que a cada ano está se consolidando no cenário educacional de Rondônia.

O coordenador da Ferocit, Ederson Rodrigues, cumprimentou às autoridades que tornaram possível a realização do evento e as que participaram diretamente do evento. As participações de Ivo Leite Filho, Roseli de Deus Lopes Solange Bianco Borges e Marcia Cunha dos Santos merecerem um agradecimento especial pelas palestras durante o evento.

“Reconheço o esforço, dedicação e apoio do governador Confúcio Moura para que a Ferocit pudesse ser realizada e ao secretário Waldo Alves pela forma receptiva como tratou as demandas para a realização do evento”, encerrou Rodrigues.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia