Governo de Rondônia
16/04/2024

ADMINISTRAÇÃO

Ferramenta de gestão pública é apresentada ao governo de Rondônia

23 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Comitiva de Rondônia recebe as informações do sistema Ágatha

O sistema Ágatha, criado pelo Ministério do Planejamento foi demonstrado na manhã de quarta-feira (23) pelo assessor Especial de Controle Interno do órgão, Rodrigo Fontenelle ao superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Carlos Terceiro e equipe técnica. Rondônia é o primeiro Estado a demonstrar interesse no projeto do ministério e durante o encontro foram esclarecidas as funcionalidades e a capacitação necessária para sua operação.

Fontenelle explicou que o Ágatha tem o objetivo de documentar eventuais riscos nos processos da administração pública e oferecer mecanismos de controle e tratamento para que o gestor público possa tomar decisões mais rapidamente e com mais eficiência. “Ao criarmos o Ágatha, partimos dos mesmo princípios que a tomada de decisões normais, só que com a certeza de ter tudo documentado e apoiado por diversas áreas envolvidas”, afirmou.

O assessor do ministério descreveu ainda que o sistema possui código aberto o que possibilita que o órgão ou instituição customize-o de acordo com sua necessidade. Além disso, explicou que o programa será distribuído gratuitamente.

Carlos Terceiro questionou com relação ao ministério apoiar o Estado de Rondônia quanto a eventuais dúvidas na implementação do sistema. Rodrigo Fontenelle esclareceu que a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) possui um curso à distância, gratuito específico sobre a gestão de crises. “Havendo interesse do governo de Rondônia, todos os gestores e servidores podem em conjunto acessar o curso, que inclusive disponibiliza diploma ao final”, pontuou.

O superintendente do governo ressaltou que o fato da plataforma ser gratuita é fundamental, pois vai ser possível ser colocado em prática em curto espaço de tempo. “Vim a pedido do governador Daniel Pereira, que quer o mais rapidamente possível este serviço funcionando. Sendo gratuito e não precisando de todo o trâmite de uma licitação, certamente vamos em curto espaço de tempo ter o Ágatha em Rondônia”, finalizou


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Zózimo Macedo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo