26/04/2024

GESTÃO

Ferramenta utilizada para acompanhar projetos do governo é disponibilizada para Machadinho do Oeste

03 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A implantação do Sistema de Gestão de Projetos (Sigep), ferramenta online de monitoramento de programas e projetos da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), e os resultados alcançados com a utilização do sistema despertaram o interesse da prefeitura de Machadinho do Oeste, que solicitou a utilização da ferramenta. Idealizado e desenvolvido por equipes da Sepog, o Sigep foi implantado em fevereiro deste ano com objetivo de modernizar o modelo de gestão e inovar o acompanhamento das ações, conforme determina o governador Confúcio Moura.

Prefeito Marinho da Caerd (e) demonstrou interesse por ferramenta da Sepog para melhorar a gestão e Machadinho do Oeste

A intenção de instalar o sistema na prefeitura foi demonstrada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) há aproximadamente três meses. Agora, a realização do Workshop de  Planejamento marcou a implantação do Sigep no município. O evento, conduzido pelo assessor de gabinete, Natan Oliveira, foi necessário para que os servidores entendessem a razão da ferramenta e fundamentassem a escolha dos projetos prioritários. No encontro, envolvendo gestores do município, os participantes definiram a missão e visão da prefeitura, além internalizar a importância de um planejamento real. “É necessário compreender os conceitos e a filosofia do sistema. Se só entregarmos a ferramenta ela pode não alcançar o objetivo pretendido”, explicou Natan.

O prefeito de Machadinho, Mário Alves da Costa, o Marinho da Caerd, participou durante os dois dias do evento e agradeceu ao Governo do Estado por disponibilizar a ferramenta. Ele afirmou que a aproximação do final do ano não é empecilho para implantar o sistema, pois tudo o que for possível ser feito enquanto for o gestor para melhorar a gestão pública ficará como um legado e terá reflexo nas próximas administrações. Como resultado do evento, foram inseridos no Sigep 18 projetos prioritários, dois para cada secretaria municipal. Os projetos deverão ser concluídos até o final do ano, segundo o prefeito.

O desenvolvimento do Sigep faz parte do eixo de Modernização da Gestão Pública do Governo de Rondônia, e está sendo disponibilizado às prefeituras e demais instituições públicas interessadas, de forma gratuita, para que também façam parte desse processo. As prefeituras dos municípios de Rio Crespo, Alto Paraíso, Jaru, Urupá, Cacoal, Chupinguaia, Nova Brasilândia, São Francisco do Guaporé, Ouro Preto e Costa Marques também mostraram interesse, e devem implantar o sistema nos próximos meses.

Texto: Jane Carla
Fotos: Sepog