Governo de Rondônia
Domingo, 07 de março de 2021

FERA 2016

Festival de Artes resgata cultura no ambiente escolar em dez regionais de ensino de Rondônia

13 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Festival Estudantil Rondoniaense de Artes-FERA-08-06-2016_Ítalo Rodrigo (4)

Mais três fases regionais do Festival Estudantil Rondoniense de Artes serão abertas nesta terça

Paralisado desde 2002 e relançado no ano passado, o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) abrirá terça-feira (14) mais três fases regionais, em São Francisco do Guaporé (Guaporé), Jaru (Noroeste) e Ji-Paraná (Centro-Oeste) e Extrema (Ponta do Abunã).

“É o resgate da cultura no ambiente escolar em dez regionais de educação; é a chance de Rondônia se conhecer melhor”, definiu o gerente de educação física, esporte e cultura na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Ítalo Aguiar.

“Esse acréscimo de atividades escolares aproveita o potencial de todos, nas categorias infantil e juvenil, contribuindo para a sua formação”, opinou o gerente.

Cultura e esportes se dão as mãos no mesmo formato dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2016, promovidos pela Seduc. Competições de dança, edição de filmes, interpretações musicais, oficinas de fotografia e de pintura integram a programação.

Nesse ritmo e perspectiva de resgate, a Seduc planeja também recriar fanfarras e bandas marciais escolares. Até o final do ano elas receberão 60 kits com instrumentos.

“Certamente, durante o Fera teremos mais um concurso, incorporando grupos que tanto sucesso fizeram nas cidades anteriormente animadas por esses grupos”, disse Aguiar.

ONDE ACONTECE

Participam dessas fases regionais 36 municípios e diversos distritos. Os melhores de cada região se apresentarão no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho.

De 25 a 30 de junho as fases regionais acontecerão em Cerejeiras (Cone Sul), na Escola Tancredo de Almeida Neves; Rolim de Moura (Zona da Mata), na Escola Cândido Portinari, e Pimenta Bueno (Centro), na Escola Raimundo Euclides Barbosa.

Depois, os vencedores só entrarão em cena de 3 a 6 de novembro, na fase estadual em Porto Velho. Ela acontecerá numa única etapa, no Teatro Palácio das Artes, para o qual está previsto um workshop [reunião de serviço] de cada segmento.

“Nessa oficina, os alunos cantarão, pintarão e dançarão de manhã, à tarde e à noite, assistirão palestras e participarão de aprendizado com profissionais de renome”, explicou Aguiar, prometendo anunciá-los nos próximos meses.

SOMATÓRIA DE PONTOS

Iniciado em abril em sua fase municipal, o Fera formou atores e editou filmes no período de 1º de maio a 15 de junho, dentro da programação continuada das coordenadorias regionais de ensino. De 27 de maio a 5 de junho, abriu a fase metropolitana, em Porto Velho.

“Tanto aqui, quanto no interior, o interesse é grande, os talentos se revelam, as coordenadorias somam pontos”, observou Ítalo Aguiar.

Na semana de 31 de maio a 5 de junho começaram as fases regionais: Mamoré englobou alunos de Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia, a 362 quilômetros de Porto Velho. Norte reuniu alunos de Ariquemes, a duzentos quilômetros da Capital, na região do Jamari.

“A exemplo do Joer, o Fera é amparado por lei estadual e será oficializado dessa forma, transformando-se num dos maiores legados do Governo Confúcio Moura”, disse o gerente.

São estes os municípios participantes de cada fase regional:

Guajará-Mirim [Guajará-Mirim, Nova Mamoré e distritos de Porto Velho na BR-364];

Guaporé [Costa Marques, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé];

Zona da Mata [Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Nova Brasilândia do Oeste e Rolim de Moura];

Cone Sul [Cabixi, Cerejeiras, Colorado do Oeste Corumbiara, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste e Vilhena];

Centro [Cacoal, Espigão do Oeste, Ministro Mário Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, São Felipe do Oeste e Primavera de Rondônia];

Centro-Oeste [Alvorada do Oeste, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Urupá e Vale do Paraíso];

Ponta do Abunã [Abunã, Distritos de Porto Velho na BR-364, Extrema, Fortaleza do Abunã, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã].

Leia mais:
Fera foi relançado com ânimo em 2015


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Concursos, Cultura, Distritos, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Lazer, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Turismo


Compartilhe