Governo de Rondônia
20/04/2024

EVENTO

Festival Estudantil de Artes apresenta danças folclóricas na etapa paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia em Cacoal

08 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Dança pomerana foi apresentada no Fera

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) foi marcado pela apresentação de danças folclóricas e pelo entusiasmo dos participantes da etapa estadual paralímpica, em Cacoal. O evento foi realizado na noite de segunda-feira (7) no centro de convivência dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), que encerra nesta quarta-feira (9), com provas da natação e partidas de futsal.

A primeira apresentação foi da paratleta Gabriela Monteiro, da escola estadual Irmã Maria Celeste, de Guajará-Mirim. Em trajes típicos, a garota exibiu a performance da personagem Cunhã-Poranga, o posto de mulher mais bonita do boi-bumbá, uma das festas populares e mais importantes do norte brasileiro.

Os representantes da cidade de Espigão D’Oeste também agitaram o público no Fera. O grupo de paratletas apresentou uma dança pomerana, resgatando uma tradição passada de pais para filho trazido ao Brasil por imigrantes alemães.

De Colorado do Oeste, na região Sul de Rondônia, 13 paratletas fizeram uma homenagem póstuma ao paratleta Leonardo Bezerra, um dos integrantes do grupo, morto em acidente de trânsito no final do mês de julho, em Colorado. “A emoção é muito forte”, disse em voz embargada a professora Miriam Rafael de Oliveira Modesto, que cuidou da coreografia do grupo.

“É um trabalho gratificante. Basta olhar nos rostos felizes dos estudantes, nas limitações de cada um. Esporte e cultura é um trabalho em conjunto em benefício da sociedade”, disse Ilda Salvático, a presidente da Federação das Apaes do Estado de Rondônia (Feapaes-RO).

O Fera é uma programação paralela ao Joer e tem o objetivo de oportunizar aos participantes o intercâmbio cultural e social por meio das artes. Nesta edição, a paratleta do atletismo Adriana Gonzaga foi destaque na cerimônia. Aos 15 anos, a jovem conquistou medalha de ouro nos 400 metros do atletismo no Circuito Brasil Loterias Caixa, realizado no fim de semana passado, em São Paulo/SP.

Em nome do governador Confúcio Moura e do secretário estadual de educação Waldo Alves, o gerente Ítalo Aguiar agradeceu à equipe organizadora do Fera, ressaltou os valores agregados ao evento paradesportivo e cultural, e destacou que esse novo formato aplicado nos Jogos Escolares segue o mesmo padrão dos eventos realizados em nível nacional.

O evento estudantil encerrou com a entrega de medalha de honra ao mérito aos paratletas participantes do Fera. O Joer é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece).

Veja galeria de fotos do evento


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo