Governo de Rondônia
28/03/2024

EDUCAÇÃO

Festival Estudantil Rondoniense de Artes estende programação em Porto Velho

27 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A obra que ganhou o 1° lugar em Desenho Artístico

Com o sucesso das apresentações artísticas que passaram nos palcos do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) durante a Fase Estadual, a coordenação decidiu estender as programações com exposição de artes visuais de segunda a sábado na Casa de Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho.

Diversas fotos, pinturas e desenhos artísticos que retratam sentimentos e experiências vivenciadas pelos estudantes de todo o Estado de Rondônia, estão em exposição na Casa de Cultura Ivan Marrocos à disposição de todos que desejam rever e ver pela primeira vez as obras produzidas pelos estudantes escolas estaduais do Estado.

Obras como a pintura da estudante/artista Saraha Maria Amorim Falcão, campeã da Escola Estadual 7 de Setembro de Espigão do Oeste, que retratam a Dicotomia, a partição de um todo em duas partes, conforme traduziu a estudante: “esse par de partes deve ser conjunto exaustivo, tudo deve pertencer a uma parte ou a outra e mutuamente exclusivo, nada pode pertencer simultaneamente a ambas as partes”.

Fotografias que retratam “O Sufoco da Cidade Sobre Nós”, da estudante Romana Gabriely Lobato, da Escola Estadual Professor Paulo Freire de Presidente Médici, também estão em exposição, além de outras obras produzidas pelas estudantes como a “Alma de uma Bailarina, A Menina Agradecendo a Deus Pela Chuva, a Doçura da Infância, a Inocência da Floresta e a Tempestade em Rondônia”, estão em exposição das 8h às 17h de segunda a sexta e aos sábados, das 9h às 14h na Casa de Cultua até terça-feira (8) para apreciação da população.

O Fera iniciou as programações da Fase Estadual na quinta-feira (19) e na ocasião diversos segmentos artísticos apresentaram-se nos mais distintos palcos montados nos polos culturais da Capital. Logo na abertura da Fase Estadual duas estudantes/artistas foram premiadas no segmento Música/Canto, já os demais segmentos com banda marcial e fanfarra simples; artes visuais (fotografia, pintura e desenho); artes cênicas (dança, teatro) e áudio visual (cinema) foram premiados no dia seguinte, com registro de intensa programação, com direito a oficinas culturais com personalidades artísticas de Rondônia.

De acordo com a coordenação do Fera, muitos estudantes aproveitam o Festival para expressar sua ideias, superar suas limitações e até mesmo alertar a outros estudantes que estão se enveredando por caminhos perigosos. “O Fera tem descoberto muitos artistas dentro das sala de aulas, estudantes que nunca tiveram contato com artes profissionais, mas que possuem talento natural para a arte, seja ela na música, na dança, no cinema, no teatro ou nas pinturas. As nossas escolas estão ricas com estudantes/artista e o governo te Rondônia está empenhado em fazer com que nossos estudantes cresçam ainda mais em todos os segmentos”, disse Ítalo Aguiar, gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar do Fera.

Leia Mais:

 Premiação e emoção marcam a abertura do Festival Estudantil Rondoniense de Artes em Porto Velho

 Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

 Festival Paralímpico mobiliza crianças e adolescentes em Porto Velho

 Governo de Rondônia mobiliza professores da alfabetização para adquirir mais conhecimentos em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cléber Souza
Fotos: Walteir Costa/ Cléber Souza
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo